Publicações
Amar sabendo que a separação as espera
Porto Editora publica Como o Ar, da italiana Ada d'Adamo, livro vencedor, entre outros galardões, do Prémio Strega 2023.

A vida de Ada sofre outro enorme sobressalto, quando, no limiar dos cinquenta anos, descobre que também ela está doente, vindo a falecer de cancro. O seu corpo experimentou então, ainda que em menor escala, os limites do da filha. Antes conhecia-os, sentia-os, tocava neles através de Daria. Depois, começou gradualmente a incorporá-los. Descrevendo a valentia da mãe, a inocência da filha, o sofrimento repartido, mas também as pequenas felicidades a duas, este livro é uma narrativa de amor incondicional.
O livro já se encontra disponível online e nas livrarias.
SOBRE O LIVRO
Como o Ar
O destino de Daria, a filha, começa a escrever-se quando um diagnóstico inesperado vem ensombrar o seu nascimento. A vida de Ada, a mãe, sofre um enorme sobressalto quando, quase aos cinquenta anos, descobre que uma doença grave lhe consome o corpo e encurta os dias. Mais do que sentença de morte, o cancro que lhe vai roubando as forças torna-se uma oportunidade para se dirigir à filha e contar-lhe a sua história. Tudo passa pelos corpos de Ada e Daria: as lutas quotidianas, a raiva, os segredos, mas também as alegrias inesperadas e os momentos de uma ternura infinita. Dilacerantes, as palavras que a mãe oferece à filha atravessam o tempo – passado e presente entrelaçam-se numa dança que parece eterna. Vencedor do prestigiado Prémio Strega 2023, Como o Ar é um romance de extraordinária força. Relato do inabalável amor entre mãe e filha, é também uma história de coragem em que cada momento é oferecido ao leitor como uma dádiva.
Ver primeiras páginas
Título: Como o Ar
Autora: Ada d'Adamo
Tradução: Sara Ludovico
Páginas: 192
PVP: 17,75€
CRÍTICAS
«Como o Ar não é apenas a crónica de uma vida quotidiana nas trincheiras, mas é, incrivelmente, um hino à vida, pois é uma lufada de ar, uma lufada de coisas boas.»
Avvenire
«Há casos extremos em que a literatura ‘serve’ o escritor e o leitor. […] É um livro que irradia felicidade.»
Corriere de la Sera (França)
«Um livro mágico... uma gigantesca história de amor que opta por nunca fazer contas, somas e subtrações, quanto bem e quanta dor. Mas não se esquece.»
La Stampa (França)
SOBRE A AUTORA

Ada d'Adamo
Nasceu em Ortona, em 1967, e formou-se na Accademia Nazionale di Danza. Escreveu múltiplos ensaios sobre dança e teatro. Em 2023, a poucos dias de ver o seu romance nomeado para o Prémio Strega Giovani e para o Prémio Strega, Ada d’Adamo faleceu em Roma, vítima de doença prolongada. Como o Ar foi o vencedor de ambos os galardões.