Notícias
Óscares: Fernanda Torres nomeada e "Emilia Pérez" lidera com 13 nomeações
O filme "Emilia Pérez" lidera a lista dos Óscares, estando nomeado para 13 categorias, incluindo Melhor Filme. É um recorde para um filme falado maioritariamente noutra língua que não o inglês.

Atrás seguem-se "O Brutalista" e "Wicked" com 10 nomeações e "Conclave" e "Um Completo Desconhecido" com oito. A curta-metragem portuguesa "Percebes" acabou por não ser nomeada, apesar de ter integrado a shortlist de pré-nomeados.
Estão confirmadas as expetativas, a brasileira Fernanda Torres está nomeada para o Óscar de Melhor Atriz e o filme "Ainda Estou Aqui" vai competir pelas estatuetas de Melhor Filme e Melhor Filme Internacional. Fernanda Torres repete o feito da mãe, Fernanda Montenegro, que também já foi nomeada para os Óscares e tem uma pequena participação em "Ainda Estou Aqui".
Na categoria de Melhor Filme estão nomeados "Anora", "O Brutalista", "Um Completo Desconhecido", "Conclave", "Duna: Parte Dois", "Emilia Peréz", "Ainda Estou Aqui", "Nickel Boys", "A Substância" e "Wicked".
Melhor Realização será disputada entre Jacques Audiard, por "Emilia Peréz", Brady Corbet, por "O Brutalista", Sean Baker por "Anora", James Mangold por "Um Completo Desconhecido" e Coralie Fargaet por "A Substância".
Adrien Brody, Timothée Chalamet, Colman Domingo, Raphael Fiennes e Sebastian Stan vão disputar Melhor Ator. Já Cynthia Erivo, Karla Sofía Gascón, Mikey Madison, Demi Moore e Fernanda Torres disputam Melhor Atriz.
A curta-metragem portuguesa "Percebes" acabou por não ser nomeada, apesar de ter integrado a shortlist de pré-nomeados. O filme "Grand Tour", de Miguel Gomes, não conseguiu a nomeação para Melhor Filme Internacional.
>> Site Oficial
por João Malheiro in Renascença | 23 de janeiro de 2025
Notícia no âmbito da parceira Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença