Publicações
Obra de Séneca reúne ideias estoicas para viver melhor
Sobre a serenidade do homem sábio, da autoria de Séneca, revela o poder de nos mantermos imperturbáveis perante as adversidades.

Editado pela Ideias de Ler, o livro reúne os textos Sobre a serenidade do homem sábio (De Constantia Sapientis) e Sobre o Ócio (De Otio), nos quais Séneca, um dos mais destacados pensadores do estoicismo, reflete acerca da melhor forma de enfrentar os grandes desafios da vida.
No texto Sobre a serenidade do homem sábio, Séneca dialoga com o seu amigo Sereno e explora o ideal estoico de serenidade face à adversidade. Já em Sobre o Ócio, continua o diálogo com Sereno, mas, desta vez, aprofunda o conceito de lazer e desafia as visões convencionais que frequentemente equiparam o ócio à indolência.
As reflexões de Séneca são intemporais, como comprova esta obra, e são um testemunho da relevância duradoura da filosofia estoica, oferecendo uma orientação para aqueles que procuram uma vida mais equilibrada, virtuosa e gratificante.
O livro já se encontra à venda nas livrarias.
SOBRE O LIVRO
Sobre a serenidade do homem sábio
Em Sobre a serenidade do homem sábio, o filósofo estoico Séneca revela o poder de nos mantermos imperturbáveis perante as adversidades, defendendo que o verdadeiro sábio é aquele que se mantém inabalável diante das ofensas, sofrimento ou infortúnios a que possa estar sujeito. Esta publicação inclui ainda o texto Sobre o Ócio, em que Séneca aprofunda o conceito de lazer e desafia as visões convencionais que frequentemente equiparam o ócio à indolência. Em conjunto, estes dois textos são um testemunho da relevância da filosofia estoica, mostrando como as ideias de Séneca continuam a ressoar no mundo acelerado de hoje e oferecendo orientação a quem procura uma vida mais equilibrada, virtuosa e gratificante. Um guia intemporal para alcançar uma vida mais realizada.
Ver primeiras páginas
Título: Sobre a serenidade do homem sábio
Autor: Séneca
Tradução: Miguel Marques
Páginas: 80
PVP: 11,10€
SOBRE O AUTOR
Séneca (4 a.C.-65) foi um filósofo, escritor e político romano. Filho do célebre orador Lúcio Aneu Séneca (o Velho), foi enviado a Roma, ainda criança, para estudar oratória e filosofia, acabando por alcançar o cargo de Senador. Séneca tornou-se conselheiro de Nero e tentou orientá-lo para uma política mais justa e humanitária, mas sem sucesso. Dececionado com os maus instintos do imperador, resolveu retirar-se da vida pública. Mais tarde, foi acusado de participar numa conspiração contra Nero e recebeu do próprio imperador a ordem para se suicidar, que executou cortando os pulsos diante dos amigos. Mestre da retórica, foi o principal representante do Estoicismo durante o Império Romano. As suas obras, como Cartas de um estoico e Sobre a brevidade da vida, foram amplamente traduzidas e tiveram um impacto duradouro na filosofia e na literatura ocidentais. As ideias de Séneca continuam a inspirar gerações de pensadores e escritores, desde a filosofia e literatura até à política e economia.