"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Shakespeare era um ouriço; Proust, uma raposa. E você, o que será?

 Eleito pelo The Guardian, em 28.º lugar, como um dos 100 melhores ensaios de todos os tempos.

«A raposa sabe muitas coisas, mas o ouriço sabe uma coisa muito importante.»

O Ouriço e a Raposa, de Isaiah Berlin, é um livro de esplêndida erudição literária e filosófica. Isaiah Berlin usa esta parábola animal para dividir a humanidade, de forma espirituosa, em ouriços e raposas. Classificação simples na aparência, mas que confronta dois modos existenciais de enfrentar a realidade.

As raposas julgam saber muitas coisas, aceitando, por isso, uma visão global do mundo que as ultrapassa. A sua pluralidade de saberes leva-as a reconciliarem-se com os limites do que sabem, vivendo felizes com isso.

Os ouriços, pelo contrário, querem saber uma grande coisa, procurando obsessivamente que essa grande coisa dê uma unidade formal à realidade, única forma de se reconciliarem com o mundo. As suas vidas podem, por essa razão, ser menos felizes.

Feliz e delicioso, é este ensaio que flui, como um rio, distribuindo pelas suas margens os ouriços que são Dante, Pascal, Ibsen ou Marcel Proust e as raposas que terão sido Shakespeare, Heródoto, Aristóteles, Montaigne, Goethe ou James Joyce.

A distinção entre a raposa pluralista e o ouriço obstinado converteu-se num padrão da nossa análise cultural, fazendo deste livro um marco de prazer e de saber, que perdura.

Isaiah Berlin

Nasceu em Riga, em 1909. Testemunhou a Revolução de Outubro de 1917. Emigrou para Inglaterra e estudou na St. Paul’s School, em Londres, e no Corpus Christi College, em Oxford, adquirindo a nacionalidade inglesa.

Foi um filósofo britânico, historiador das ideias, teórico político, e ficou famoso pelo seu brilho oratório. Em defesa do liberalismo, marcou o pensamento do século xx com ataques ao extremismo político e ao fanatismo intelectual. O que é notável é que os seus textos juntam vivacidade, emoção e uma alta legibilidade, que os torna muito acessíveis e peças essenciais para a história das ideias.

A par dos mais populares O Ouriço e a Raposa Two Concepts of Liberty, escreveu Karl Marx: His Life and Environment, Four Essays on Liberty, Against the Current e Freedom and Its Betrayal. Como um dos expoentes da história das ideias, Berlin foi galardoado com os Prémios Erasmus, Lippincott e Agnelli; Em 1979, recebeu o Prémio Jerusalém pelos seus escritos em defesa das liberdades civis. Morreu em 1997.

Ficha Técnica:
Categoria(s): Não Ficção, Pensamento e Filosofia
Nº de Páginas: 184
Ano de Edição: Janeiro 2025
ISBN: 978-989-5761517
Formato: 15x23
Capa: Brochado
Tradutor: Maria João Madeira
Guerra & Paz

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "EMMA - A grande aventura"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia do novo filme de animação de Leo Lewis Liao, que terá lugar no próximo dia 2 de março (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "PARQUE CENTRAL"

Em parceria com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o espetáculo de novo circo "Parque Central", uma criação da Companhia Erva Daninha, a ter lugar no dia 22 de fevereiro (sábado), às 21h30. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores.

Visitas
103,115,697