Publicações
Adélia Carvalho recupera a memória afetiva dos contos tradicionais
Adélia Carvalho abriu a arca da tradição oral portuguesa, investigou recolhas de autores dos séculos XIX e XX, relembrou as suas próprias memórias de infância. E assim resgatou onze contos, reinventados para as crianças de hoje.

Um volume clássico e intemporal, onde as ilustrações de Anabela Dias evocam o tempo e a memória das histórias à lareira.
Adélia Carvalho está entre os sete nomeados portugueses para o prémio literário Astrid Lindgren 2025.
Contos antigos ganham aqui uma nova vida, com o modo gentil e bem-humorado de narrar desta contadora de histórias, nascida em Penafiel. Para que a memória coletiva e afetiva ligada às histórias de sempre possa, ainda hoje, ajudar a unir famílias e comunidades.
O gato, o coelho e outros contos tradicionais (ed. Nuvem de Letras), de Adélia Carvalho (texto) e Anabela Dias (ilustrações).
Excerto para leitura.
Nas livrarias a 3 de fevereiro de 2025.
«Estas histórias foram pensadas em comunidade e para a comunidade. Surgiram numa época em que não existia televisão, computadores... existia o momento familiar de contarem histórias uns aos outros, e por muitos anos que tenham passado, ainda carregam essa memória afetiva.»
Adélia Carvalho
SINOPSE
Um livro onde poderás encontrar os mais belos contos da nossa tradição oral. Recontados pelo humor e talento de Adélia Carvalho e ilustrados pela delicadeza quase mágica de Anabela Dias, contos antigos como A Velha e a Cabaça e O Pinto Borrachudo são perfeitos para momentos de partilha em família.
A AUTORA
Adélia Carvalho nasceu numa pequena aldeia de Penafiel. Última de sete filhos, cresceu muito influenciada pela figura do avô materno, grande contador de histórias. É licenciada em Educação de Infância pela Escola Superior de Educação do Porto e lecionou em diferentes escolas, antes de se dedicar exclusivamente à escrita. Fundadora da livraria Papa-Livros e da editora Tcharan, é autora de vários livros infantis premiados e traduzidos em vários idiomas. A autora está nomeada para o prémio literário Astrid Lindgren 2025.
A ILUSTRADORA
Anabela Dias licenciou-se em Pintura em 1994 e obteve um prémio de Ilustração na 7.ª Bienal de Jovens Criadores da Europa e do Mediterrâneo. Desde então, dedica-se à ilustração de livros infantojuvenis. Em 2011 foi distinguida no Prémio Nacional de Ilustração com o livro A Menina de Papel. Em 2013 venceu o concurso para a ilustração da capa O Amor em Visita, promovido pela livraria Poetria e o concurso para a ilustração de Natal numa iniciativa da livraria Papa Livros.