"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

BiblioLED: a leitura e o empréstimo digital nas bibliotecas públicas

A BiblioLED é uma biblioteca pública para leitura e o empréstimo digital de livros e audiolivros que a 27 de janeiro chega às bibliotecas municipais que integram a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas.

Este serviço de empréstimo gratuito de livros digitais e audiolivros é gerido pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e disponibilizado ao público através das bibliotecas municipais aderentes que integram a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas.

Com este novo serviço pretende-se fomentar os hábitos de leitura, promover serviços de qualidade nas bibliotecas municipais, promover a literacia digital e facilitar o acesso a livros digitais e audiolivros, em complemento ao serviço presencial já oferecido pelas 445 bibliotecas que integram a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas.

O catálogo inicial da BiblioLED é constituído por uma coleção nacional de 1500 títulos disponibilizada a todas as bibliotecas da RNBP e por 25 coleções regionais apenas acessíveis aos utilizadores em cada Rede Intermunicipal e Rede Metropolitana de Bibliotecas. Os conteúdos disponíveis, em formato de livro digital e de audiolivro, com títulos de ficção e não ficção, são maioritariamente em língua portuguesa.

A BiblioLED oferece uma seleção de livros digitais e audiolivros que procura proporcionar boas experiências de leitura aos diferentes segmentos de público. Os conteúdos da BiblioLED estão disponíveis em telemóvel ou tablet, através da App móvel, no computador, com o leitor online e também através de leitores de livros digitais (e-reader).

Para utilizar este serviço é necessário estar inscrito numa das bibliotecas municipais da Rede Nacional de Bibliotecas Pública que tenham aderido ao serviço da BiblioLED.

Este serviço apresenta também a vantagem de garantir um acesso ao livro com maior acessibilidade, já que é possível ajustar o modo de leitura para um maior conforto, modificando o tipo e o tamanho da letra, o espaçamento entre linhas e a cor do fundo.

A BiblioLED é um projeto financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), Medida C04-i01-m03 – Internacionalização, modernização e transição digital do livro e dos autores.

A BiblioLED estará disponível no endereço https://www.biblioled.gov.pt e o serviço será lançado no dia 27 de janeiro, às 15h00.

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
101,527,079