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Escavações revelam mais estruturas do Teatro Romano de Lisboa
Equipa do Museu de Lisboa - Teatro Romano coloca a descoberto mais uma parte da área central do Teatro Romano de Lisboa. A escavação decorreu em dezembro e revelou a continuação do muro que separa o palco da área reservada aos espectadores.
Novas estruturas e em perfeitas condições de preservação foram descobertas pela equipa do Museu de Lisboa - Teatro Romano, coordenada por Lídia Fernandes. Os trabalhos decorreram entre 2 e 12 de dezembro de 2024, numa pequena área do rés-do-chão do número 6 da Rua de São Mamede, edifício contíguo ao sítio arqueológico.
Tendo em conta a estrutura habitual dos teatros de época romana, seria certo que o monumento se prolongaria para este local. Mas sabendo-se que o edifício foi construído em 1958, o mais provável seria que quaisquer vestígios arqueológicos tivessem então sido retirados ou danificados.
Contrariando as baixas expectativas, «as estruturas arqueológicas encontradas – a parte inferior em que assentava o muro do proscénio, que separava o palco da área reservada aos espectadores – estão em muito melhores condições do que as que neste momento se podem ver no sítio arqueológico do Teatro Romano de Lisboa. Encontrámos toda a argamassa em opus signinum que estaria debaixo do muro proscénio em ótimas condições. Parece que foi acabado de fazer. A argamassa não tem uma beliscadura», salienta Lídia Fernandes, arqueóloga e coordenadora do Museu de Lisboa - Teatro Romano.
Apesar desta descoberta, para já as escavações não vão continuar. Para poderem ser usufruídas pelo público, será necessário equacionar o futuro do edifício integrando-o na zona envolvente com um projeto mais amplo e pensar, de forma mais global, na proteção do sítio arqueológico. Uma abordagem pensada e iniciada por Irisalva Moita, que Lídia Fernandes gostaria de ver executada e até ampliada face ao conhecimento entretanto adquirido após as várias campanhas de escavações na área envolvente ao monumento.
«O Teatro Romano de Lisboa é o único teatro de época romana musealizado no País. Com um projeto bem pensado e atrativo, poderia ser um polo de atração de público, nacional e estrangeiro, ajudando a desviar a pressão de outras zonas da cidade, e tirando proveito da sua localização, num dos eixos de acesso ao Castelo de São Jorge», defende Lídia Fernandes que desde 2010 coordena o Museu de Lisboa - Teatro Romano.