"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Aceitar a incógnita a cada despertar

Assírio & Alvim publica As Manhãs Que não Conheces, o novo livro de poesia de Luís Filipe Castro Mendes.

Depois de Voltar (2021), Luís Filipe Castro Mendes compõe o mosaico desanimador dos últimos anos — polarização, guerra —, sintonizando-o às perdas pessoais ou ao quotidiano do autor. Sob o signo dos «arautos negros» de Vallejo, há contudo uma madrugada redentora que se anuncia nos alvores da poesia. Assim são As Manhãs Que não Conheces.

O livro já se encontra em pré-venda e estará disponível nas livrarias a 23 de janeiro de 2025.

UM LUGAR PARA NASCER

É só uma faixa de terra,
o som familiar de uma música ouvida
há muito tempo,
a luz na pedra seca, o saibro,
a respiração junto do mar
e à beira do silêncio.

Nem precisas de voltar aqui.

SOBRE O LIVRO
Título: 
As Manhãs Que não Conheces
Autor: Luís Filipe Castro Mendes
N.º de Páginas: 80
PVP: 15,50€
Coleção: Poesia Inédita

Ver primeiras páginas 

SOBRE O AUTOR

Luís Filipe Castro Mendes
Nasceu em 1950 e, ainda muito cedo, entre 1965 e 1967, foi colaborador do jornal Diário de Lisboa-Juvenil. Em 1974, licenciou-se em Direito pela Universidade de Lisboa e desenvolveu, a partir de 1975, uma longa carreira diplomática. Entre outros cargos, foi Cônsul Geral no Rio de Janeiro e depois Embaixador em Budapeste, Nova Deli, junto da UNESCO e junto do Conselho da Europa, em Estrasburgo. Foi Ministro da Cultura do XXI Governo Constitucional da República Portuguesa. Enquadrável numa estética pós-modernista, a sua obra revela um universo enigmático onde o fingimento e a sinceridade, o romântico e o clássico, a regra e o jogo conduzem às realizações mais lapidares e expressivas. Publicou na Assírio & Alvim os livros A Misericórdia dos Mercados, Outro Ulisses Regressa a Casa e Poemas Reunidos, título vencedor do Grande Prémio de Poesia Teixeira de Pascoaes APE/ Câmara Municipal de Amarante 2019, e Voltar. 

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
101,527,689