Notícias
Prémio Costa Carras para a Salvaguarda do Património Cultural e Natural Ameaçado 2025
A Europa Nostra e a Elliniki Etairia - Sociedade para o Ambiente e Património Cultural lançam o convite à apresentação de candidaturas para a terceira edição dos Prémios Costa Carras Cidadãos Europeus para a Salvaguarda do Património Cultural e Natural Ameaçado.
Durante mais de 50 anos, Costa Carras trabalhou incansavelmente em prol do património da Grécia e da Europa para criar um mundo mais sustentável, inclusivo e belo para as gerações futuras. Os Prémios Costa Carras para os Cidadãos Europeus celebram o legado deste emblemático defensor do património comum da Europa e incentivam os cidadãos a empenharem-se na defesa dos valores que ele defendia.
Lançados em 2023, os Prémios Costa Carras são atribuídos anualmente a um cidadão europeu, a um grupo de indivíduos ou a uma organização da sociedade civil sediada na Europa* que tenha levado a cabo uma campanha exemplar de sucesso para mobilizar o público com vista a salvar património ameaçado do seu país ou de outro local da Europa.* O vencedor do Prémio de Ouro recebe um prémio monetário de 10.000 euros e um certificado. O vencedor do Prémio de Prata recebe um prémio monetário de 5.000 euros e um certificado.
As candidaturas à terceira edição dos Prémios Costa Carras podem ser apresentadas até 3 de fevereiro de 2025. O formulário de candidatura deve ser preenchido e enviado por correio eletrónico para sepi@ellinikietairia.gr e info@europanostra.org. As candidaturas serão analisadas por um Júri composto por peritos independentes nos domínios da cultura, do património e da comunicação de vários países europeus.
A cerimónia de entrega dos Prémios terá lugar no âmbito do Fórum Económico de Delphi 2025 (9-12 de abril de 2025), na antiga cidade Delfos, na Grécia.
Os prémios foram lançados em 2023 pela EUROPA NOSTRA e pela ELLINIKI ETAIRIA. Os parceiros fundadores dos Prémios são a Fundação A.G. Leventis, o Fórum Económico de Delfos e o Instituto do Banco Europeu de Investimento.
A ONG romena “ARA - Arquitetura. Restauro. Arqueologia” foi galardoada com o primeiro Prémio Costa Carras do Cidadão Europeu pelo seu trabalho exemplar na mobilização dos cidadãos para promover e proteger o património excecional de Rosia Montana, na Roménia. Em 2024, Stéphane Bern, um conceituado jornalista franco-luxemburguês e proeminente defensor do património, recebeu o Prémio de Ouro pelo seu trabalho de sensibilização para a necessidade de salvar o património em risco em França e no resto da Europa. No ano passado, o júri atribuiu ainda o Prémio de Prata ex-aequo a duas ONG, Archilochos - Associação Cultural de Paros (Grécia) e Haydarpasa Solidarity for Society, City and Environment (Turquia), por terem organizado com sucesso movimentos de cidadãos locais para promover e preservar o seu património cultural e natural. Saiba mais aqui.
*Atribuído a cidadãos, a um grupo de cidadãos ou a organizações de um dos Estados-Membros do Conselho da Europa (47 países). O prémio não pode ser atribuído a título póstumo.
>> Mais informações e inscrições