"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Prémio Costa Carras para a Salvaguarda do Património Cultural e Natural Ameaçado 2025

Europa Nostra e a Elliniki Etairia - Sociedade para o Ambiente e Património Cultural lançam o convite à apresentação de candidaturas para a terceira edição dos Prémios Costa Carras Cidadãos Europeus para a Salvaguarda do Património Cultural e Natural Ameaçado.

Durante mais de 50 anos, Costa Carras trabalhou incansavelmente em prol do património da Grécia e da Europa para criar um mundo mais sustentável, inclusivo e belo para as gerações futuras. Os Prémios Costa Carras para os Cidadãos Europeus celebram o legado deste emblemático defensor do património comum da Europa e incentivam os cidadãos a empenharem-se na defesa dos valores que ele defendia.

Lançados em 2023, os Prémios Costa Carras são atribuídos anualmente a um cidadão europeu, a um grupo de indivíduos ou a uma organização da sociedade civil sediada na Europa* que tenha levado a cabo uma campanha exemplar de sucesso para mobilizar o público com vista a salvar património ameaçado do seu país ou de outro local da Europa.* O vencedor do Prémio de Ouro recebe um prémio monetário de 10.000 euros e um certificado. O vencedor do Prémio de Prata recebe um prémio monetário de 5.000 euros e um certificado.

As candidaturas à terceira edição dos Prémios Costa Carras podem ser apresentadas até 3 de fevereiro de 2025. O formulário de candidatura deve ser preenchido e enviado por correio eletrónico para sepi@ellinikietairia.gr e info@europanostra.org. As candidaturas serão analisadas por um Júri composto por peritos independentes nos domínios da cultura, do património e da comunicação de vários países europeus.

A cerimónia de entrega dos Prémios terá lugar no âmbito do Fórum Económico de Delphi 2025 (9-12 de abril de 2025), na antiga cidade Delfos, na Grécia.

Os prémios foram lançados em 2023 pela EUROPA NOSTRA e pela ELLINIKI ETAIRIA. Os parceiros fundadores dos Prémios são a Fundação A.G. Leventis, o Fórum Económico de Delfos e o Instituto do Banco Europeu de Investimento.

A ONG romena “ARA - Arquitetura. Restauro. Arqueologia” foi galardoada com o primeiro Prémio Costa Carras do Cidadão Europeu pelo seu trabalho exemplar na mobilização dos cidadãos para promover e proteger o património excecional de Rosia Montana, na Roménia. Em 2024, Stéphane Bern, um conceituado jornalista franco-luxemburguês e proeminente defensor do património, recebeu o Prémio de Ouro pelo seu trabalho de sensibilização para a necessidade de salvar o património em risco em França e no resto da Europa. No ano passado, o júri atribuiu ainda o Prémio de Prata ex-aequo a duas ONG, Archilochos - Associação Cultural de Paros (Grécia) e Haydarpasa Solidarity for Society, City and Environment (Turquia), por terem organizado com sucesso movimentos de cidadãos locais para promover e preservar o seu património cultural e natural. Saiba mais aqui.

*Atribuído a cidadãos, a um grupo de cidadãos ou a organizações de um dos Estados-Membros do Conselho da Europa (47 países). O prémio não pode ser atribuído a título póstumo.

>> Mais informações e inscrições

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,359,130