Publicações
O Homem Que Salvou Primo Levi
História de uma dessas pessoas que, desaparecendo deste mundo sem deixar qualquer vestígio de si mesmas, constituem a pedra angular da Humanidade.
«Creio que, se estou vivo hoje, o devo a Lorenzo», escreveu Primo Levi no seminal Se Isto É Um Homem, referindo-se ao pobre e quase analfabeto carpinteiro italiano que durante a Segunda Guerra Mundial, arriscando a liberdade e a vida, lhe levou uma sopa todos os dias, ao longo de seis meses, salvando-o da desnutrição em Auschwitz.
Eis-nos pois, perplexos, diante deste homem tão simples e tão extraordinário, e diante do livro que, reconstruindo a comovente amizade entre Lorenzo Perrone e Primo Levi, é bem mais do que uma notável investigação histórica: é um testemunho da representação da bondade e da esperança que nos torna humanos.
«O episódio de Lorenzo Perrone é talvez o ponto alto do testemunho de Primo Levi.»
Carole Angier, biógrafa de Primo Levi
«Partilhando a história de Lorenzo, Primo Levi tornou-o parte da história da Shoah que nunca mais voltará a ser desconhecida, anónima, esquecida.»
Piotr Cywinski, diretor do Memorial de Auschwitz-Birkenau
Carlo Greppi
Nasceu em Turim, em 1982. Historiador e premiado escritor, publicou inúmeros ensaios sobre a história do século XX e livros para crianças. Colabora regularmente com o canal de televisão Rai Storia e a emissora italiana Radio 3. Dirige ainda a série Fact Checking, da editora Laterza, e escreve para o suplemento «Robinson» do La Repubblica, entre outros jornais italianos.
Ficha Técnica:
Categoria(s): História, Cultura e Religião, Não Ficção, Sem categoria
Nº de Páginas: 320
Ano de Edição: janeiro 2025
ISBN:978-989-576-149-4
Formato: 15x23
Capa: Brochado
Tradutor: Francisco Costa
Guerra & Paz Editores