Destaques
Inscrições abertas para os Cursos Livres do Centro Nacional de Cultura
Os Cursos Livres promovidos pelo Centro Nacional de Cultura, abertos à participação de não-sócios, realizam-se aos fins de tarde, sobre temas diversos das Artes, Ciências e Letras, orientados por especialistas das áreas selecionadas.
Durante o primeiro trimestre deste ano estão programados 4 cursos, para os quais já se encontram abertas as inscrições.
Iconografia da Ásia: Arte e Cultura Visual Popular, orientado por João Pedro Oliveira, inicia-se no dia 24 de janeiro, online, e tem como principal objetivo, durante 7 sessões, introduzir os participantes à cultura pictórica e imagética dos polos culturalmente mais influentes da Ásia, levando-os a compreender a origem e o desenvolvimento conceptual de símbolos visuais antigos e a forma como, na modernidade, diferentes culturas asiáticas e não-asiáticas os usaram para criar uma representação do continente.
Conhecer a Europa e Portugal em busca das raízes culturais é o tema do curso orientado por Guilherme d’Oliveira Martins que, ao longo de 5 sessões online,a partir de 5 de fevereiro, pretende revelar algumas surpresas sobre referências históricas, mitos, lugares e acontecimentos, origens e raízes. Trata-se de peregrinar ao encontro da memória, ilustrando a aventura de nos irmos ao encontro do que é digno de interesse e atenção.
A Pintura do Silêncio, com início a 6 de fevereiro, é o tema do curso orientado por Maria de Lourdes Riobom, sendo possível participar de forma presencial ou online.
Não é fácil definir a noção de silêncio em pintura...no entanto, procuraremos, ao longo das 7 sessões deste curso, “ver” o silêncio, ou melhor, silêncios muito diferentes. Escolhemos, pois, pintores de épocas e universos diferentes - Piero della Francesca, Vermeer, Vilhelm Hammershøi, Edward Hopper, Georges de La Tour, Chardin e Mark Rothko - para partilhar os silêncios e emoções que nos dão a ver nas suas obras.
Portugal 900 Anos – o Território e o Municipalismo, orientado por João Paulo Oliveira e Costa, começa a 18 de fevereiro, online. Em 2025 iniciam-se as celebrações dos 900 anos de Portugal, pois neste ano assinala-se o nono centenário da cerimónia em que D. Afonso Henriques se armou cavaleiro a si próprio. A Sociedade Histórica da Independência de Portugal lançou um programa para o período de 2025 a 2031 em que serão evocados não só os factos de há 900 anos, mas também outras efemérides que ajudam a repensar Portugal através de temas estruturantes da nossa História. Este curso de 5 sessões assinala o início destas comemorações e da parceria com a SHIP.
Todas as sessões destes cursos serão gravadas e disponibilizadas aos participantes inscritos durante 15 dias.
Mais informações e inscrições no website cnc.pt