"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Prémio LeYa 2025: candidaturas abertas para obras inéditas de ficção

A LeYa acaba de abrir as candidaturas ao Prémio LeYa 2025, um dos mais prestigiados galardões literários da língua portuguesa.

Este prémio visa distinguir obras inéditas de ficção literária, na área do romance, inovando e enriquecendo a tradição da literatura em português.

O Prémio LeYa, no valor de 50.000 euros, é um incentivo ao talento emergente e à criatividade literária, procurando descobrir vozes singulares. A seleção das obras candidatas é feita por um júri independente de especialistas literários, que avaliam critérios como originalidade, profundidade temática e inovação estilística. Ao longo de todo o processo de leitura e avaliação, a autoria dos romances é desconhecida, sendo apenas desvendada após a tomada de decisão do júri.

A inscrição está aberta até 30 de abril de 2025. As candidaturas devem ser submetidas através da plataforma oficial da LeYa.

Com este prémio, a LeYa reforça o seu compromisso com a promoção da literatura de qualidade e com o apoio aos autores, ao contribuir para o reconhecimento e divulgação da literatura de expressão portuguesa a nível global.

O vencedor da última edição foi o romance Pés de Barro, de Nuno Miguel Silva Duarte.  Desde que foi criado, em 2008, esta foi a edição mais concorrida de sempre, com 1123 originais recebidos, provenientes de 15 países, e selecionados oito finalistas.

Até agora, o Prémio LeYa já distinguiu 13 obras e deu lugar à publicação de 40 livros inéditos. Nos últimos anos, foram ainda distinguidos os romances Torto Arado, de Itamar Vieira, As Pessoas Invisíveis, de José Carlos Barros, A Arte de Driblar Destinos, de Celso Costa, e Não há Pássaros Aqui, de Victor Vidal.

Sobre o Prémio LeYa
Criado em 2008, o Prémio LeYa tem-se destacado como uma das principais distinções literárias no mundo lusófono, tendo já premiado obras de autores que se tornaram marcos importantes da literatura contemporânea, incluindo romancistas, poetas e ensaístas de renome.

Com características únicas pela sua especificidade, o Prémio LeYa foi criado com o objetivo de distinguir um romance inédito escrito em língua portuguesa. Com o valor de 50 mil euros, é o maior prémio literário para romances inéditos.

O Prémio LeYa já consagrou 13 romances e permitiu a publicação de 40 inéditos.

Anteriores vencedores
O Rastro do Jaguar, Murilo Carvalho – 2008
O Olho de Hertzog, João Paulo Borges Coelho – 2009
O Teu Rosto Será o Último, João Ricardo Pedro – 2011
Debaixo de Algum Céu, Nuno Camarneiro – 2012
Uma Outra Voz, Gabriela Ruivo Trindade – 2013
O Meu Irmão, Afonso Reis Cabral – 2014
O Coro dos Defuntos, António Tavares – 2015
Os Loucos da Rua Mazur, João Pinto Coelho – 2017
Torto Arado, Itamar Vieira Junior – 2018
As Pessoas Invisíveis, José Carlos Barros – 2021
A Arte de Driblar Destinos, Celso Costa – 2022
Não há Pássaros Aqui, Victor Vidal – 2023
Pés de Barro, Nuno Miguel Silva Duarte – 2024


Em 2010, 2016 e 2019 o júri entendeu não atribuir o Prémio LeYa, por entender que nenhum dos candidatos correspondeu “à importância e ao prestígio” do prémio, e em 2020 o concurso foi suspenso devido à epidemia da COVID-19. 

Sobre o Grupo Leya:
A LeYa nasceu em 2008 como grupo editorial no qual se integraram algumas das mais prestigiadas editoras escolares e de edições gerais de língua portuguesa. A força das suas chancelas editoriais, a relevância dos seus autores e o empenho e conhecimentos dos seus mais de 350 colaboradores fazem da LeYa uma empresa com uma presença incontornável na Educação, assim como no setor do Livro e da Literatura.

Desde a sua criação, a LeYa fez um caminho sustentado de integração e otimização que a tornou numa empresa preparada para responder aos desafios da transição digital, em particular na área da Educação. O percurso da LeYa passa por consolidar o seu papel de parceiro educativo, para professores e alunos, e de editora de referência, para os seus autores e leitores, enquanto prossegue a sua estratégia de desenvolvimento de livros e recursos escolares de qualidade e inovadores para a Educação, bem como de promoção da literacia e dos autores de e em língua portuguesa.

Em 2022 a LeYa passou a fazer parte do grupo neerlandês Infinitas Learning, uma das empresas líderes na Europa na área dos produtos e serviços para o ensino e aprendizagem, cuja extensa experiência no desenvolvimento de soluções educativas digitais levará a LeYa até um novo patamar de inovação, que muito contribuirá para a melhoria do sistema educativo português e será um apoio essencial para os nossos alunos e professores.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
102,312,895