"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Dia Mundial do Braille: WOOK apresenta portefólio com mais de 800 títulos

A WOOK é a única livraria em Portugal a disponibilizar livros em braille, com um catálogo diversificado para leitores de todas as idades e interesses.

O acesso à leitura e a democratização da cultura é um direito universal. Assim, para assinalar o Dia Mundial do Braille, que se celebra no dia 4 de janeiro (sábado), a WOOK, em parceria com o Centro Professor Albuquerque e Castro da Santa Casa da Misericórdia do Porto, destaca o seu compromisso com a inclusão e o acesso à leitura. Desta forma, a maior livraria online em Portugal disponibiliza o maior catálogo de livros em braille no país, com mais de 800 títulos, garantindo que milhares de pessoas com deficiência visual tenham acesso à cultura e ao conhecimento.

Mas esta ação vai mais longe, o valor das vendas reverte integralmente para a Santa Casa da Misericórdia do Porto, responsável pela edição das obras. “Esta parceria, estabelecida em 2022, reflete o compromisso com a responsabilidade social e a promoção de uma sociedade mais inclusiva. Este compromisso e colaboração demonstra que, com pequenos gestos, é possível criar um impacto duradouro e positivo na vida de milhares de pessoas”, sublinha Rui Aragão, Diretor da WOOK.

Em 2024, foram vendidas mais de 67 referências distintas de livros em braille, com destaque para O Principezinho, de Antoine de Saint-Exupéry, uma obra intemporal que continua a cativar leitores de todas as idades. O catálogo em braille, amplamente diversificado, inclui autores contemporâneos como José Saramago Elena Ferrante, clássicos como Luís de Camões Jane Austen, e obras infantojuvenis de autores como Enid Blyton J.K. Rowling. Este acervo, cuidadosamente selecionado, garante que leitores de diferentes idades e interesses possam encontrar títulos que respondam às suas necessidades e preferências.

“Acreditamos que a leitura é um direito universal e esta parceria permite-nos dar um contributo significativo para a democratização do acesso à cultura. O impacto deste trabalho vai muito além dos números – está na possibilidade de transformar vidas e de garantir que todos, independentemente das suas limitações, possam usufruir do prazer da leitura,” finaliza Rui Aragão.
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
101,533,242