"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

"Percebes" e "Bad For a Moment" no Festival Internacional de Clermont-Ferrand

As curtas-metragens Percebes, de Alexandra Ramires e Laura Gonçalves, e Bad For a Moment, de Daniel Soares, foram selecionadas para a Competição Internacional do Festival Internacional de Curtas-Metragens de Clermont-Ferrand, que celebra a sua 46.ª edição durante os dias 31 de janeiro a 8 de fevereiro de 2025 na cidade francesa.

Percebes, explora o ciclo completo da vida deste molusco. No percurso da sua formação até ao prato, cruzam-se diferentes contextos que nos dão a conhecer a região do Barlavento Algarvio e aqueles que nela habitam. Desde a sua estreia, esta curta-metragem já marcou a sua presença em dezenas de festivais internacionais e arrecadou mais de 10 prémios, incluindo o Cristal de Melhor Filme no Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy.

Laura Gonçalves, uma das realizadoras de Percebes (Alexandra Ramires, Laura Gonçalves, 2024, Portugal/França, ANI/DOC, 11'), tem uma história marcante com o festival: na 44.ª edição do festival, o seu filme O Homem do Lixo (Laura Gonçalves, 2022, Portugal, ANI/DOC, 12′) recebeu o prémio de Melhor Filme de Animação, conquistando os jurados com uma narrativa poderosa sobre memórias familiares e a vida de um tio emigrante. 

Bad For a Moment tem acumulado reconhecimento internacional. A curta teve estreia mundial na competição oficial do Festival de Cannes, onde foi distinguido com uma menção honrosa. O filme explora questões sociais profundas ao acompanhar um evento de team-building que confronta um arquiteto com as consequências da gentrificação no bairro onde trabalha. É o regresso do realizador Daniel Soares ao festival. Em 2023, esteve também na competição internacional com o filme Please Make It Work.

Estas seleções destacam a força do cinema português de curta-metragem no panorama internacional, celebrando narrativas e estilos que continuam a captar a atenção de audiências e jurados ao redor do mundo, confirmando a relevância de Portugal no cenário mundial do cinema de curta duração.

Em paralelo, decorre o Mercado da Curta-Metragem de Clermont-Ferrand, um espaço fundamental para a divulgação do cinema português, que recebe todos os anos mais de 3.600 profissionais. A Agência da Curta Metragem voltará a estar neste mercado, tomando esta oportunidade para divulgar as obras representadas, como também apresentar as novidades do catálogo em distribuição.

Para mais informações sobre os filmes e os respetivos realizadores, visite www.agencia.curtas.pt. Para mais informações sobre o festival, visite www.clermont-filmfest.org.

Sobre os filmes

Percebes é um filme de Alexandra Ramires e Laura Gonçalves, produzido pela BAP Animation Studio (Portugal) e coproduzido pela Ikki Films (França). Tendo como pano de fundo o mar e o Barlavento Algarvio, o filme explora o ciclo de vida deste molusco caricato, desde a sua formação até ao prato, revelando uma visão da região e dos seus habitantes.

Bad For a Moment é um filme de Daniel Soares, produzido por O Som e a Fúria e co-produzido por Kid With a Bike (Portugal). A história gira em torno de um arquiteto que lidera um evento de team building com a sua equipa. No entanto, as coisas pioram, obrigando o arquiteto a confrontar-se com a dura realidade do bairro social que a sua empresa está a ajudar a gentrificar.

Sobre os realizadores

Alexandra Ramires concluiu em 2010 o curso Pintura nas Belas Artes em Lisboa. Teve o seu primeiro contacto com cinema de animação na produtora Sardinha em Lata, em 2009, e em 2013 muda-se para Porto para trabalhar nos estúdios de animação da produtora Bando à Parte onde continuou a desenvolver trabalho técnico e artístico para filmes de outros autores. É também membro fundador da Cooperativa BAP onde atualmente desenvolve trabalho individual e colectivo. O seu primeiro filme foi Água Mole (2017), concebido e realizado juntamente com Laura Gonçalves, e Elo o seu primeiro trabalho realizado em nome individual.

Laura Gonçalves termina o curso de Belas Artes em Lisboa em 2009. Após trabalhar em vários filmes de animação inscreve-se no MA Animation na Arts University of Bournemouth, onde realiza a sua primeira curta de animação Três Semanas Em Dezembro. Em 2013, muda-se para o Porto, onde trabalha no BAP – Animation Studios como animadora e pintora, para várias produções do Bando à Parte. Em 2016 corealiza com Alexandra Ramires (Xá), a curta de animação Água Mole e, em 2022, estreia o seu filme a título individual O Homem do Lixo.

Daniel Soares é um argumentista e realizador português nascido na Alemanha. As suas curtas-metragens estrearam em festivais como Cannes, Telluride, Locarno, Clermont-Ferrand, Hong Kong, Shanghai, Winterthur, Seminci e Cairo. Foram premiadas em festivais como Cannes (Palma de Ouro de Curta-Metragem - Menção Especial), Premiers Plans d'Angers (Grande Prémio do Júri), IndieLisboa (Melhor Curta-Metragem Nacional), Zagreb Film Festival (Melhor Curta-Metragem Internacional), entre outros. O seu trabalho fotográfico tem sido exposto em museus e galerias como o International Center of Photography em Nova Iorque.
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,347,638