Publicações
Romance vencedor do Prémio Planeta 2024 chega a Portugal pela "mão" da Porto Editora
"Victoria", de Paloma Sánchez-Garnica, é um romance extraordinário sobre a força do amor, a coragem e o sentido de justiça numa época marcada pela miséria do pós-guerra, o ódio racista e a perseguição.
O romance vencedor do prestigiado Prémio Planeta 2024, Victoria, será publicado no primeiro semestre de 2025 pela Porto Editora. Considerado uma das novidades editoriais mais aguardadas do próximo ano, este livro confirma o lugar de Paloma Sánchez-Garnica como uma das autoras mais importantes da literatura contemporânea espanhola e uma voz cada vez mais reconhecida a nível internacional.
Com a sua habitual mestria, Sánchez-Garnica apresenta personagens femininas complexas e resilientes que enfrentam tempos turbulentos com coragem e determinação. Victoria é um retrato emocionante da vida atribulada de pessoas que sofrem as consequências de um mundo marcado pela adversidade, pelo ressentimento e pela perda, mas que encontram força no amor e no sentido de justiça.
Paloma Sánchez-Garnica já tinha sido finalista do Prémio Planeta em 2021 com o romance Últimos dias em Berlim, também editado em Portugal pela Porto Editora, e é uma das autoras mais reconhecidas no panorama literário. Victoria exemplifica a formidável capacidade da autora de combinar ficção com factos históricos, mergulhando em temas universais que refletem o melhor e o pior do mundo.
Victoria será lançado em junho de 2025.
De referir que o Prémio Planeta, fundado em 1952, é um galardão literário espanhol que distingue, anualmente, o melhor romance inédito apresentado a concurso.
Sobre a autora
Paloma Sánchez-Garnica
Paloma Sánchez-Garnica (Madrid, 1962) é licenciada em Direito e em Geografia e História. É autora de O Grande Arcano (2006) e A Brisa do Oriente (2009), o seu romance A Alma das Pedras (2010) foi um grande sucesso entre os leitores. Las três heridas (2012); La sonata del silencio (2014), que foi adaptado para uma série televisiva pela TVE; Mi recuerdo es más fuerte que tu olvido (2016); La sospecha de Sofía (2019) e Últimos dias em Berlim (publicado em 2023 pela Porto Editora) confirmaram a sua consagração entre a crítica e os leitores.