Notícias
João Ribeiro-Bidaoui vence Prémio Tágides 2024 com Anatomia da Cunha Portuguesa
A Guerra e Paz anuncia que João Ribeiro-Bidaoui é o vencedor do Prémio Tágides 2024: Pessoas que Inspiram no Combate à Corrupção, na categoria Projecto de Investigação, com o livro Anatomia da Cunha Portuguesa.

A cerimónia da 4.ª edição do prémio, criado em 2021 pela Associação All4Integrity para identificar, reconhecer e celebrar projectos e pessoas que se destaquem na promoção de uma cultura de integridade, bem como na prevenção e combate à corrupção em Portugal, decorreu ontem no Auditório da Fundação de Serralves e distinguiu inúmeras personalidades nas categorias Iniciativa Empresarial, Iniciativa Jovem, Iniciativa Política, Iniciativa Portugal no Mundo e Projeto da Sociedade Civil.
Sobre o livro

Anatomia da Cunha Portuguesa escrutina a cunha, a partir das opiniões de jornalistas, políticos e dirigentes da administração do Estado sobre controvérsias públicas. O resultado é uma verdadeira anatomia da cunha portuguesa e dos seus elementos essenciais: oficiosidade, funcionalidade, relacionalidade, reciprocidade e o prejuízo de bens comuns.
Um contributo único da investigação científica para a sociologia da emancipação e, sobretudo, para um conhecimento mais aprofundado da sociedade portuguesa.
Sobre o autor

João Ribeiro-Bidaoui é jurista, sociólogo, diplomata e político. Nasceu em São João da Madeira, em 1976. Licenciado e mestre em Direito pela Universidade de Coimbra, e doutorado em Sociologia pela Universidade Nova de Lisboa. Desempenhou funções no Ministério da Justiça, nas Nações Unidas, na OCDE e na Conferência da Haia de Direito Internacional Privado.