"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Filme de animação português "Percebes" entre finalistas na corrida para os Óscares 2025

A academia divulgou a lista de finalistas no processo de seleção dos nomeados para os Óscares, em dez categorias distintas, e entre eles figura o filme de animação das realizadoras portuguesas Laura Gonçalves e Alexandra Ramires.

O filme de animação "Percebes", de Laura Gonçalves e Alexandra Ramires, está entre os finalistas a uma nomeação para os Óscares 2025, enquanto "Grand Tour", de Miguel Gomes, ficou de fora, revelou a Academia de Cinema dos Estados Unidos.

Premiado em junho passado no Festival de Cinema de Annecy, "Percebes" entra, assim, na corrida aos Óscares para Melhor Curta-Metragem de Animação, na mesma categoria para a qual esteve nomeado o filme "Ice Merchants", de João Gonzalez, em 2023.

De fora do processo de candidatura aos Óscares fica "Grand Tour", de Miguel Gomes, que tinha sido proposto pela Academia Portuguesa de Cinema na categoria de Melhor Filme Internacional.

Na disputa de uma nomeação nesta categoria de Melhor Filme Internacional segue, entre outros, "Ainda estou aqui", de Walter Salles, indicado pelo Brasil, e que se estreia nos cinemas portugueses a 16 de janeiro.

"Percebes" é um documentário, animado em aguarela e digital, sobre o ciclo de vida deste crustáceo no contexto da apanha no Algarve, com as duas realizadoras a abordarem ainda questões sobre a relação dos habitantes locais com o mar, sobre turismo e sobre o desordenamento da costa portuguesa.

Produzido pela cooperativa BAP Animation, com coprodução francesa, o filme venceu o Prémio Cristal de Melhor Curta-Metragem do Festival de Annecy, em França e, de acordo com a Agência da Curta-Metragem, soma mais de uma dezena de outras distinções e 91 seleções em festivais.

Em Annecy, as duas realizadoras afirmaram que o prémio conquistado nesse festival sublinhava "a força do cinema de animação" português, em particular nos últimos anos.

"A liberdade criativa e o cinema autoral é aquilo que faz com que o nosso trabalho seja reconhecido da forma como é", considerou Alexandra Ramires. E Laura Gonçalves acrescentou: "As nossas histórias que fazemos, que queremos fazer, têm um reflexo e as pessoas apreciam".

De acordo com a organização dos Óscares, 88 curtas-metragens de animação de todo o mundo foram consideradas elegíveis, das quais 15 -- entre as quais "Percebes" - são agora finalistas.

A realizadora Laura Gonçalves chegou a fazer parte da lista de finalistas aos Óscares de 2023 com o filme de animação "O homem do lixo", mas não chegou às nomeações.

Das listas de finalistas divulgadas pela academia norte-americana, o filme "Emilia Pérez", do realizador francês Jacques Audiard, é citado seis vezes, seguindo-se "Wicked", de Jon M. Chu, com quatro menções.

A 97.ª edição dos Óscares está marcada para 2 de março de 2025, em Los Angeles, Califórnia, sendo os nomeados revelados a 17 de janeiro.


por Lusa e Diário de Notícias | 17 de dezembro de 2024
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Diário de Notícias
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,347,711