Notícias
Alenquer mantém investimento de 300 mil euros no programa de Natal
Alenquer, conhecida como ‘vila presépio’, mantém este ano o investimento de 300 mil euros no programa de Natal, que começa no sábado e se prolonga até 6 de janeiro.
A Câmara Municipal do distrito de Lisboa revelou hoje que o investimento é de 300 mil euros no programa ‘Alenquer Presépio de Portugal’.
“A grande mudança deste ano é no figurino da programação, uma vez que deixa de haver parque temático e as atrações distribuem-se pela vila de Alenquer”, com carrossel mágico, aldeia do Pai Natal, pista de gelo, circo, presépio motorizado, mercado, teatro, livraria e mercearia alusivos ao Natal e oficinas do presépio, segundo o município.
As onze atrações são interligadas por um comboio de Natal gratuito com viagens de 30 em 30 minutos.
"O objetivo é trazermos mais pessoas para dentro da vila e dinamizá-la", explica a vereadora Cláudia Luís, citada em nota de imprensa.
O programa conta ainda, pela primeira vez, com atividades nas localidades da Merceana, Carregado e Abrigada.
As novidades para este ano estendem-se ainda ao concerto do avô Cantigas, no dia 22, e à exposição de presépios da antiga primeira-dama Maria Cavaco Silva, com mais de 600 peças.
Alenquer é conhecida, desde há muito, como vila-presépio, pela disposição das casas na encosta, por ter acolhido o primeiro convento franciscano no país e por aí ter sido encontrado o primeiro registo de um presépio, em 1569, no Convento de Santa Catarina da Carnota.
Alenquer é também conhecida pelo seu presépio gigante (as figuras têm mais de três metros de altura) montado na colina da vila desde 1968, após as cheias ocorridas em 1967, que provocaram danos e quase 50 mortos no concelho.
O programa de Natal começa no sábado com a inauguração do presépio monumental e das iluminações de Natal, a par de um espetáculo de música e fogo-de-artifício e uma parada de Natal pelas ruas da vila.
Durante a quadra, decorrem ainda concursos de artesãos, de presépios e de árvores de Natal.
As compras no comércio tradicional dão também direito a vales de descontos e prémios em concurso.
Fonte: LUSA | 29 de novembro de 2024