Notícias
Museu da Imprensa aberto dia 1 de Janeiro, com entrada grátis
O Museu Nacional da Imprensa vai estar aberto ao público, no próximo domingo, dia 1, com entrada gratuita para todos os visitantes. Trata-se do único museu em Portugal com as portas abertas neste dia, cumprindo um princípio que vigora desde a sua inauguração: estar aberto ao público todos os dias do ano.
O Museu Nacional da Imprensa vai estar aberto ao público, no próximo domingo, dia 1, com entrada gratuita para todos os visitantes.
Trata-se do único museu em Portugal com as portas abertas neste dia, cumprindo um princípio que vigora desde a sua inauguração: estar aberto ao público todos os dias do ano.
Os visitantes daquele Museu poderão apreciar as cinco exposições patentes, com destaque para o VII PortoCartoon-World Festival (um dos três maiores festivais de caricatura do mundo) e “D. Quixote na Imprensa Portuguesa”.
A exposição do VII PortoCartoon, dedicado ao “Humor e Sociedade”, é constituída por mais de 200 cartoons e apresenta os trabalhos premiados, as menções honrosas atribuídas e os melhores desenhos seleccionados pelo júri internacional do festival. Podem ser vistos desenhos de países tão diferentes como o Azerbeijão, a Argélia, a China, a Colômbia, a Indonésia, o Irão, a Macedónia, a Roménia, a Rússia, a Ucrânia, e a Turquia, entre outros, para além dos principais países europeus.
O PortoCartoon, organizado anualmente pelo Museu Nacional da Imprensa, é considerado pela FECO (Federation of Cartoonists Organisations), um dos três principais festivais de desenho humorístico do mundo.
Na sala “Rodrigo Álvares” os visitantes podem apreciar as “Memórias Vivas da Imprensa” e a mostra “D. Quixote na Imprensa Portuguesa”, comemorativa do 4º centenário da famosa obra de Cervantes, através da sua repercussão na imprensa portuguesa. Estão patentes dezenas de publicações periódicas, revistas e livros, incluíndo uma das mais antigas caricaturas referentes a D. Quixote, publicada na imprensa portuguesa, uma litografia do Supplemento Burlesco do Patriota, de 1848. Está também exposta a famosa edição da Lello, de 1930, do “Dom Quixote de la Mancha” (vol.I e II), com desenhos de Gustavo Doré. Num plano diferente, pode ser vista a primeira edição dos desenhos do pintor brasileiro Portinari conjugados com poemas de Carlos Drumond de Andrade, editados em 1972/73.
Durante a visita ao Museu da Imprensa, os visitantes poderão imprimir manualmente numa das suas relíquias tipográficas, alguns textos e um desenho da Rainha D. Amélia sobre D. Quixote, baseado numa gravura publicada no Diário de Notícias em 1905.
Na galeria da Caricatura daquele museu, os visitantes podem ver ainda as mostras “PortoCartoon: o riso do mundo” (permanente) e “Zé Povinho, 130 anos”. Esta última evoca o aniversário do “nascimento” do “Zé Povinho” criado por Raphael Bordallo Pinheiro, em 1875.
Na loja do museu, também disponível em www.imultimedia.pt/museuvirtpress/lojamni poderão ser adquiridos todos os catálogos já editados.
O Museu Nacional da Imprensa fica situado na cidade do Porto, ao lado da Marina do Freixo, e está aberto ao público todos os dias, no seu horário habitual, entre as 15h e as 20h.