"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Igreja de São João de Alporão em Santarém reabre após obras de requalificação

A Igreja de São João de Alporão, em Santarém, reabriu hoje, depois de obras de requalificação que representaram um investimento de 700 mil euros, financiado em 85% por fundos europeus.

A igreja, encerrada há 12 anos por questões de segurança, foi alvo de uma série de intervenções estruturais e de conservação, nomeadamente “no tratamento dos paramentos exteriores e na cobertura".

Na cerimónia que marcou a reabertura ao público do espaço, o presidente da Câmara Municipal de Santarém, João Leite, destacou o esforço feito para concretizar o projeto de requalificação.

“Foi uma intervenção complexa, teve uma candidatura a fundos comunitários, uma candidatura difícil, mas conquistámos os fundos. Esses obstáculos foram ultrapassados e fazem parte do passado”, disse o autarca.

Ainda segundo João Leite, a intervenção faz parte de “uma estratégia de requalificação do centro histórico” que o executivo municipal tem levado a cabo nos últimos anos.

Segundo dados fornecidos pelo município, a requalificação incluiu a “impermeabilização e drenagem de águas pluviais”, o “capeamento de muros e muretes em chapa de zinco” e a substituição de telhas danificada, entre outras obras.

O presidente da Câmara de Santarém salientou ainda que a requalificação do monumento contou com o apoio da academia e que o espaço passará a ser utilizado pelos estudantes do ensino superior, através de atividades ligadas ao ensino e ao turismo.

“Santarém deu esse passo qualitativo de chamarmos a academia até nós, as instituições do ensino superior abriram também o monumento, […] os jovens que estão a tirar Turismo têm aulas práticas no terreno todos os dias”, explicou.

Também presente na cerimónia, a ministra da Cultura, Dalila Rodrigues, realçou a relevância do monumento como exemplo do gótico português e elogiou a qualidade da intervenção realizada.

“É uma joia do gótico português e está absolutamente fantástico o trabalho realizado. Depois de 12 anos, foi um grande momento para a história da cidade”, disse.

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, esteve igualmente presente na cerimónia que marcou a reabertura da igreja de São João de Alporão.

o monumento, que foi construído no séc. XII, já tinha sido alvo de diversas intervenções pela Direção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais (DGEMN), através de obras gerais de restauro realizadas nas décadas de 70 e 80 do século passado.


Fonte: LUSA | 22 de novembro de 2024

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,497,778