Notícias
Salavisa European Dance Award
O Salavisa European Dance Award (SEDA), no valor de 150 mil euros, pretende homenagear Jorge Salavisa, diretor artístico do Ballet Gulbenkian entre 1977 e 1996, e distinguir artistas de talento, em qualquer parte do mundo.
Criado em 2023, pela Fundação Calouste Gulbenkian, com o intuito de homenagear o legado do bailarino, professor e diretor artístico português Jorge Salavisa (1939-2020), o Salavisa European Dance Award (SEDA) será atribuído a artistas de qualquer parte do mundo, que demonstrem ter talento ou qualidades especiais que merecem extravasar as suas fronteiras nacionais.
Atribuído de dois em dois anos, este prémio europeu de dança, no valor de 150 mil euros, quer afirmar-se como um incentivo a artistas com maturidade artística, sem categoria etária estritamente definida e que ainda não tenham alcançado grande visibilidade no circuito europeu devido ao seu discurso artístico ou à sua origem social e cultural.
Em 2024, a primeira cerimónia de entrega do prémio realiza-se na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, no dia 27 de novembro de 2024.
Desde a sua criação, em 1956, a Fundação Calouste Gulbenkian tem desempenhado um papel central no desenvolvimento da cultura e das artes em Portugal.
Na área da dança, foi decisiva a ação do Ballet Gulbenkian (1965-2005), uma companhia de repertório por onde passaram obras de referência da dança moderna e contemporânea. Foi também decisiva a ação dos Encontros ACARTE (1987-2000), um festival internacional de artes performativas que acolheu e coproduziu obras emblemáticas da chamada nova dança europeia e cujo impacto foi determinante para a afirmação da dança independente em Portugal.
Mas a intervenção da Fundação Gulbenkian na área da dança abrange outros domínios importantes, como a atribuição regular de bolsas de formação, apoios à criação, reflexão e pesquisa e apoios à internacionalização dos artistas e das suas obras.
A criação de um prémio europeu de dança inscreve-se assim como mais uma iniciativa da Fundação Calouste Gulbenkian, dando continuidade à sua missão de promover a dança em Portugal e no resto do mundo.
Parceiros
Acompanham a Fundação Gulbenkian na constituição do Prémio seis instituições culturais europeias, que terão um papel ativo na nomeação dos artistas candidatos e na apresentação pública dos seus trabalhos:
ImPulsTanz – Vienna International Dance Festival (Viena, Áustria)
KVS (Bruxelas, Bélgica)
Dansehallerne (Copenhaga, Dinamarca)
Maison de la Danse/Biennale de la Danse (Lyon, França)
Joint Adventures (Munique, Alemanha)
Sadler's Wells (Londres, Reino Unido)
É também parceira a Fundação de Kees Eijrond, grande amigo de Jorge Salavisa e impulsionador do SEDA.