Publicações
"Proibida na Normandia" presta tributo a coragem de mulheres na Segunda Guerra Mundial
O romance de Rosario Raro baseia-se em factos verídicos e tem como protagonista Martha Gellhorn, jornalista, escritora, correspondente de guerra e a única mulher que testemunhou in loco o desembarque na Normandia.
O romance relata eventos históricos, mas Rosario Raro toca em temas atuais, como a igualdade de género, ao retratar uma figura feminina que se rebelou contra os códigos ainda vigentes em meados do século XX.
A protagonista do enredo, Marta Gellhorn, foi jornalista, escritora, correspondente de guerra e a única mulher presente na praia de Omaha aquando do desembarque das tropas aliadas, ao lado do célebre fotógrafo norte-americano Robert Capa. Por ter quebrado as regras militares, foi detida e perdeu a acreditação para a cobertura de guerra. Isto não a impediu de continuar a escrever as histórias de pessoas reais que, mesmo longe dos campos de batalha, viviam intensamente o conflito.
Antes de cobrir um dos episódios mais marcantes da história mundial, Martha Gellhorn já tinha colaborado com o marido – o famoso escritor Ernest Hemingway, com quem foi casada durante cinco anos –, na criação do “Exército Fantasma”, uma encenação com o objetivo de confundir as tropas nazis. A jornalista escreveu para vários dos principais meios de comunicação dos Estados Unidos e relatou alguns dos episódios mais chocantes do conflito mundial. No entanto, muitos dos seus textos foram ignorados ou remetidos para um pé de página pelo simples facto de ser mulher.
No enredo criado por Rosario Raro surgem outras figuras femininas vítimas da mesma discriminação, como a fotógrafa Lee Miller (cuja história chegou recentemente ao cinema, com Kate Winslet no papel principal).
É esta jornada de coragem e determinação de tantas mulheres que Rosario Raro , também ela jornalista, passa para as páginas de Proibida na Normandia .
O romance, editado pela Porto Editora, já se encontra à venda nas livrarias.
SOBRE O LIVRO
Proibida na Normandia
A odisseia da única mulher que participou no histórico desembarque, arriscando a vida para contar a verdade. Martha Gellhorn é jornalista, escritora e correspondente de guerra. É também casada com o escritor Ernest Hemingway. Em plena Segunda Guerra Mundial, o casal colabora na criação do “Exército Fantasma”, uma encenação com a qual se pretendia confundir as tropas nazis. Mas Martha não quer ficar em terra a escrever o guião de um exército ilusório. Ela quer atravessar o Atlântico para relatar em primeira mão a derradeira fase da guerra, estando disposta a tudo para desafiar a ordem do alto comando militar que impede a presença de mulheres nos desembarques na Normandia. Esta é a história de uma mulher determinada a não ficar na sombra, uma extraordinária jornalista que embarca numa viagem épica e arrisca a própria vida para lutar pela liberdade.
Título: Proibida na Normandia
Autora: Rosario Raro
Tradução: Carla Ribeiro
Páginas: 384
PVP: 19,99€
Ver primeiras páginas
SOBRE A AUTORA
Rosario Raro
Além de escritora, Rosario Raro, nascida a 1971 em Segorbe, em Espanha, é também doutorada em Filologia Hispânica e, desde 2004, é professora de Escrita Criativa na Universitat Jaume I. Redigiu artigos para a imprensa, incluindo o El País, e tem quatro romances publicados. Ganhou o Prémio Magda Portal do Ministério da Mulher do Perú, país onde viveu durante quase uma década, e o prestigiado Prémio Ciudad de Huelva, entre outros galardões.