"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"O Coração Pensante" - Ensaios sobre Israel e a Palestina

Conhecida a sua militância a favor da paz entre israelitas e palestinianos, o grande escritor chega à questão mais importante de todas: haverá alguma vez uma paz duradoura na região?

David Grossman, romancista israelita multipremiado, passou décadas a fazer campanha pela paz em Israel e na Palestina. Mas, depois de 7 de outubro de 2023, dia que assinalou a maior perda de vidas de judeus deste século, retirou-se para dentro de si próprio, refletindo sobre questões difíceis e necessárias acerca da sua amada nação:
Como é que este massacre pôde acontecer?
Como é que o governo de Netanyahu, emaranhado na sua teia de escândalos, não conseguiu proteger os seus cidadãos?
E será que o 7 de outubro e a guerra que se lhe seguiu levaram consigo a última esperança da solução dos dois Estados?

Em doze ensaios, Grossman traça os anos que antecederam esse dia e a guerra que se seguiu através de uma série de fracassos de um partido moralmente falido que se agarra ao poder. Documenta a luta que está a ser travada em ambos os lados entre os que estão empenhados no conflito e os muitos que simplesmente querem viver em paz.

«O escritor israelita mais notável da sua geração.»
Daily Telegraph

«Deverá ser um dos futuros principais candidatos ao Prémio Nobel de Literatura.»
Guardian

«Ninguém consegue ver o que há de político no privado como David Grossman. Ele é um intérprete de corações e um investigador das forças sociais. Cada livro que escreve é uma revelação.»
Juan Gabriel Vásquez

«Há alguns escritores em cujas palavras se reconhece a textura da vida. David Grossman é um desses escritores. Um mestre do emocionalmente preciso e significativo.»
Yann Martel 


David Grossman
nasceu em Jerusalém e é um dos maiores escritores do nosso tempo.
É autor de uma extensa obra que está publicada em mais de trinta línguas.
Recebeu numerosos prémios, incluindo o francês Cavaleiro da Ordem das Artes e das Letras, o Buxtehuder Bulle na Alemanha, o Prémio de Roma pela Paz e pela Ação Humanitária, o Prémio Ischia Internacional de Jornalismo, o Prémio Emet de Israel, o Prémio da Paz dos Editores e Livreiros Alemães e o Prémio Albatross da Fundação Günter Grass.
Em 2018, foi-lhe atribuído o prestigiado Prémio Israel de Literatura.
O seu romance Até ao Fim da Terra foi distinguido com o Prémio Médicis Estrangeiro, o National Jewish Book Award, o Prémio JQ Wingate e foi ainda considerado o melhor livro de 2011 pela revista Lire.
Em 2017, Um Cavalo Entra num Bar recebeu o Prémio Man Booker Internacional.

Literatura Traduzida
120 páginas
13,90 Euros
ISBN: 978-972-20-8389-8
1.ª Edição: Novembro 2024
Dom Quixote | Leya

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,354,338