Publicações
"O Coração Pensante" - Ensaios sobre Israel e a Palestina
Conhecida a sua militância a favor da paz entre israelitas e palestinianos, o grande escritor chega à questão mais importante de todas: haverá alguma vez uma paz duradoura na região?
David Grossman, romancista israelita multipremiado, passou décadas a fazer campanha pela paz em Israel e na Palestina. Mas, depois de 7 de outubro de 2023, dia que assinalou a maior perda de vidas de judeus deste século, retirou-se para dentro de si próprio, refletindo sobre questões difíceis e necessárias acerca da sua amada nação:
Como é que este massacre pôde acontecer?
Como é que o governo de Netanyahu, emaranhado na sua teia de escândalos, não conseguiu proteger os seus cidadãos?
E será que o 7 de outubro e a guerra que se lhe seguiu levaram consigo a última esperança da solução dos dois Estados?
Em doze ensaios, Grossman traça os anos que antecederam esse dia e a guerra que se seguiu através de uma série de fracassos de um partido moralmente falido que se agarra ao poder. Documenta a luta que está a ser travada em ambos os lados entre os que estão empenhados no conflito e os muitos que simplesmente querem viver em paz.
Daily Telegraph
«Deverá ser um dos futuros principais candidatos ao Prémio Nobel de Literatura.»
Guardian
«Ninguém consegue ver o que há de político no privado como David Grossman. Ele é um intérprete de corações e um investigador das forças sociais. Cada livro que escreve é uma revelação.»
Juan Gabriel Vásquez
«Há alguns escritores em cujas palavras se reconhece a textura da vida. David Grossman é um desses escritores. Um mestre do emocionalmente preciso e significativo.»
Yann Martel
David Grossman nasceu em Jerusalém e é um dos maiores escritores do nosso tempo.
É autor de uma extensa obra que está publicada em mais de trinta línguas.
Recebeu numerosos prémios, incluindo o francês Cavaleiro da Ordem das Artes e das Letras, o Buxtehuder Bulle na Alemanha, o Prémio de Roma pela Paz e pela Ação Humanitária, o Prémio Ischia Internacional de Jornalismo, o Prémio Emet de Israel, o Prémio da Paz dos Editores e Livreiros Alemães e o Prémio Albatross da Fundação Günter Grass.
Em 2018, foi-lhe atribuído o prestigiado Prémio Israel de Literatura.
O seu romance Até ao Fim da Terra foi distinguido com o Prémio Médicis Estrangeiro, o National Jewish Book Award, o Prémio JQ Wingate e foi ainda considerado o melhor livro de 2011 pela revista Lire.
Em 2017, Um Cavalo Entra num Bar recebeu o Prémio Man Booker Internacional.
Literatura Traduzida
120 páginas
13,90 Euros
ISBN: 978-972-20-8389-8
1.ª Edição: Novembro 2024
Dom Quixote | Leya