"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

O último livro de Eugénio Lisboa

Será que existe mesmo uma comunidade secreta que tem no altar um deus, o gato? Uma sociedade secreta que tem por lema «Começar a gostar de gatos é como entrar para a máfia: uma vez dentro, não há como sair»?

Manual Prático de Gatos para Uso Diário e Intenso é o livro que «denuncia» essa comunidade e as suas práticas, tão felinas como poéticas. Sim, Manual Prático de Gatos para Uso Diário e Intenso é um livro de poemas de Eugénio Lisboa, o poeta e ensaísta que nos deixou recentemente. Mas este Manual Prático é sobretudo um ato de pura hagiografia, ou seja, de louvor e veneração à superior sabedoria e personalidade dos gatos.

Eugénio Lisboa, em 31 poemas, canta os gatos tal como o fizeram Leonardo Da Vinci, Charles Dickens ou Jean Cocteau. Mas o poeta não está sozinho e há uma comunidade, nas sombras, a trocar cartas, mensagens, emails, a trocar fotos e mais fotos com Eugénio Lisboa. Com o consentimento do poeta, essas fotografias, agora reproduzidas, fazem deste livro um pequenino museu doméstico, que todos os amantes de gatos vão querer guardar como um tesouro.

Aos poemas de Eugénio Lisboa, escritos pouco antes da sua morte, e às fotografias recolhidas, explicadas e legendadas por Otília Pires Martins, que é hoje a guardiã da Ísis, a gata de Eugénio Lisboa cuja imagem dá capa ao livro e que estes poemas imortalizam, junta-se um magnífico texto do escritor Onésimo Teotónio de Almeida: nele se faz também a pequena história dessa comunidade de humaníssimos amantes de gatos, dos seus emails e das suas fotografias.

Manual Prático de Gatos para Uso Diário e Intenso é, diga-se, a mais terna despedida que um poeta nos podia deixar.

SOBRE O AUTOR

Eugénio Lisboa 
Nasceu em Moçambique, em 1930.
Entre 1976 e 1995, lecionou na Universidade de Estocolmo e foi conselheiro cultural na embaixada de Portugal em Londres. Foi presidente da Comissão Nacional da UNESCO (1995-1998) e professor catedrático visitante da Universidade de Aveiro. Tem uma vasta obra ensaística, livros de poesia, seis volumes de memórias e três de diários. É doutor honoris causa pelas universidades de Nottingham e de Aveiro.
Quase a completar 94 anos, Eugénio Lisboa deixou-nos em 9 de abril de 2024.

Ficha Técnica:
Categoria(s): Ficção, Poesia, Sem categoria
Nº de Páginas: 92
Ano de Edição: Novembro 2024
ISBN: 978-989-576-140-1
Formato: 22x2

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,354,921