"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Um olhar fascinante sobre personagens que mudaram o mundo, segundo as falhas que cometeram

Pequenos ou grandes, são inúmeros os lapsos de figuras históricas incontornáveis, com resultados que valeram não só as suas reputações, mas também inúmeras vidas e impérios – e os resultados sentem-se, não raras vezes, até à atualidade.

Será que Hitler jamais percebeu o risco de invadir a União Soviética de Estaline? Ou que Salazar realmente acreditou numa vitória em África? Em Erros Crassos da História, Célia Correia Loureiro convida-nos a olhar para a História de uma perspetiva original e curiosa: as falhas épicas dos grandes nomes que redesenharam o destino do mundo. Neste livro, a autora destaca enganos históricos que desafiam a narrativa triunfalista dos vencedores e, no entanto, foram fundamentais para o rumo de impérios, nações e ideologias.

Célia Correia Loureiro parte de diversas personagens incontornáveis de Portugal e do mundo para relatar aqueles que foram os seus erros mais evidentes e que, para além do embaraço, resultaram em mudanças drásticas. Assim, a autora aborda o passado de um ponto de vista menos comum, onde as decisões mal calculadas, e por vezes quase absurdas, nos mostram que até os mais poderosos ou afamados cometem falhas que alteram o curso da História. O resultado é uma obra informativa e algo provocadora, que incita o leitor a refletir sobre a justiça da reputação que muitas vezes se adquire e sobre a complexidade e a vulnerabilidade das decisões que se tomam.

Natural de Almada, Célia Correia Loureiro é uma das mais aplaudidas autoras portuguesas da nova geração, primando pela curiosidade intelectual e pela forma como se reinventa. Erros Crassos da História é a sua estreia na não-ficção, demonstrando a sua versatilidade e capacidade para cativar os mais diferentes tipos de leitor.

SOBRE O LIVRO
Erros Crassos
Será que Salazar nunca percebeu que a guerra no ultramar era um caso perdido? Terá Pedro Álvares Cabral realmente acostado no Brasil por engano? Estaria Hitler a delirar quando decidiu invadir a Rússia de Estaline? É frequente contar-se a História a partir dos grandes feitos dos vencedores. Não é o caso deste livro. Erros Crassos da História visita os momentos menos iluminados de diversos nomes incontornáveis dos seus tempos, dando a conhecer enganos incríveis que marcaram a sua reputação, mas também o próprio rumo do Mundo. Aqui desvendamos decisões que levaram à perda de vidas humanas, a prejuízos incontáveis, ao desfecho de conflitos sangrentos, ao rumo e futuro de impérios e de nações, que poderão mesmo ter influenciado a forma como vivemos hoje. Encontramo-nos, assim, perante uma abordagem diferente a pessoas e acontecimentos que continuam a causar intriga, fascínio e horror, demonstrando que também os mais hábeis e com maiores responsabilidades falham, e que as consequências desses erros podem ter mudado o mundo.

Ver primeiras páginas 

Título: Erros Crassos
Autor: Célia Correira Loureiro
Páginas: 280
PVP: 17,75€ 

SOBRE A AUTORA

Célia Correia Loureiro
Nascida em Almada em 1989, formou-se em Informação Turística e trabalhou num operador de turismo e no setor das reservas hoteleiras. Em 2022, passou a dedicar-se exclusivamente à tradução literária. Tem duas gatas, um cão, mais livros do que consegue ler e não consegue resistir a crepes com Nutella. Está sempre disposta a reinventar a sua escrita e a sua vida e, recentemente, passou a aperfeiçoar-se em aguarela e natação livre. Não faz ideia de onde estará amanhã, ou do que estará a fazer. No entanto, há grande probabilidade de que nunca deixe de escrever. Orgulha-se de pertencer ao Clube das Mulheres Escritoras, que podem visitar no IG, em @Clubedasmulheresescritoras.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "A NOITE"

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos convites duplos para o espetáculo "A Noite" de José Saramago. Trata-se da primeira peça de Teatro escrita pelo único prémio Nobel da Literatura de língua portuguesa. 

Passatempo

Ganhe convites para "O ANJO DA GUARDA" no Centro Cultural de Carnide

Em parceria com a Buzico! Produções, oferecemos convites duplos para "O Anjo da Guarda" - uma peça de teatro que é uma sátira sobre o flagelo da guerra -, em cena no Centro Cultural de Carnide. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
98,958,659