"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

João Tordo regressa ao policial com "Os Dias Contados"

O autor viaja às origens de Pilar Benamor e ao caso que fez acordar todos os seus fantasmas. Os dias contados retrata o embate da icónica personagem com as várias faces do horror, mas é também uma bonita história de amor entre um pai e um filho, que põe a descoberto as pesadas consequências dos erros mais humanos.

SINOPSE
Fevereiro de 2013: um acidente na neve precipita uma cadeia de acontecimentos que culminam no primeiro caso de investigação que cai nas mãos de Pilar Benamor. É também o princípio do seu confronto com o mal absoluto.

Quando o compositor Flores Baltazar regressa, com o filho e a mulher, de umas malogradas férias de esqui durante as quais se feriu com gravidade, apodera-se da família um mal-estar existencial. Tudo se agrava certa tarde, quando, à porta da escola do filho, Baltazar se envolve num confronto com o pai de outro aluno. Os polícias chamados ao local são os agentes Costa e Benamor.

Serão também eles a atender, dias depois, a chamada relacionada com o cadáver de uma prostituta num clube noturno. Os contornos macabros do crime remetem Pilar Benamor para o célebre caso do Embalsamador, um psicopata que aterrorizou Lisboa anos antes e conduziu o seu pai ao desespero.

Ao longo da investigação, Pilar levanta o véu de uma rede de tráfico humano e enreda-se num perigoso feudo familiar. Quando um segundo cadáver embalsamado aparece à porta da esquadra, com um recado sinistro para a agente, instala-se a certeza de que o caso do Embalsamador não ficou resolvido.

As revelações sucedem-se neste thriller imparável, até ao eletrizante clímax no mesmo lugar onde tudo começou: a brancura a perder de vista da Serra Nevada.

O AUTOR:

 

João Tordo nasceu em Lisboa em 1975. É autor de vários livros, divididos entre o romance, o policial e o ensaio.

Venceu o Prémio Literário José Saramago em 2009, com o romance As três vidas, e o Prémio Literário Fernando Namora em 2021, com Felicidade. Foi ainda finalista do Prémio Literário Europeu, do Prémio P.E.N. Clube, do Prémio Oceanos, do Grande Prémio de Romance e Novela APE e do Prémio da Sociedade Portuguesa de Autores, entre outros.

Toda a obra de João Tordo está publicada na Companhia das Letras. Os seus livros estão editados em vários países, incluindo França, Itália, Alemanha, Brasil, Hungria, Espanha, Argentina, México e Uruguai.

www.joaotordo.com

OS ELOGIOS DA CRÍTICA:

«João Tordo tem uma capacidade enorme de efabulação que não se encontra facilmente.»
José Saramago

«Tal como o Nobel José Saramago, João Tordo põe em questão, com o seu talento, a crença numa identidade própria à qual nós, os humanos, estamos apegados.»
Le Monde

«Ninguém estava à espera desta reviravolta numa carreira premiada por registos que pouco têm que ver com o policial, designadamente com o Prémio José Saramago, em 2009, mas o resultado surpreende. Afinal, poucos autores portugueses têm unhas para o thriller, e Tordo sai vencedor da experiência. Esta mudança de registo é um crime que compensa e que também deixa o leitor seduzido por uma narrativa que não imita os thrillers tradicionais, antes cozinha a sua grande capacidade de descrição de cenários e de personagens com um mistério que empurra o leitor até ao fim das 667 páginas.»
João Céu e Silva, Diário de Notícias (sobre Águas Passadas)

Chancela Companhia das Letras
Autor(a) João Tordo
ISBN 9789897876127
Data de publicação Novembro de 2024
Edição atual 1.ª
Páginas 560
Apresentação capa mole
Dimensões 145x230mm

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,354,675