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Realizadora marroquina Asmae El Moudir recebe Prémio de Melhor Longa-Metragem no Olhares do Mediterrâneo 2024

Foram ainda entregues mais dez prémios, numa iniciativa que tem como objetivo divulgar o cinema feito por mulheres oriundas de países do Mediterrâneo.

The Mother of All Lies, de Asmae El Moudir

Já foram conhecidos os filmes vencedores da 11.ª edição do Festival Olhares do Mediterrâneo - Women's Film Festival, iniciativa que tem como missão divulgar o cinema feito por mulheres oriundas de países do Mediterrâneo, e que começou na passada quinta-feira, dia 31 de outubro.

"The Mother of All Lies" de Asmae El Moudir, recebeu o Prémio de Melhor Longa-Metragem. "A decisão do júri de premiar "The Mother of All Lies" decorre da criatividade e originalidade com que Asmae El Moudir escolheu contar esta história. A abordagem e a técnica narrativa criam efeitos surpreendentes que cativam e desafiam o público. Este filme destaca-se pela mistura distinta de duas linguagens distintas: a das miniaturas e a dos personagens da vida real. Ao mesmo tempo, combina também a narrativa colectiva de Marrocos com uma narrativa profundamente pessoal, oferecendo-nos um retrato único. "The Mother of All Lies" é a primeira longa-metragem de Asmae El Moudir, depois de ter realizado diversas curtas-metragens, e é com grande entusiasmo que o júri reconhece o seu talento e originalidade. Estamos ansiosas para ver mais de seu trabalho no futuro." justifica assim o júri desta categoria composto por Joana Bértholo, Olivia Acosta e Valeriya Golovina. O júri entregou ainda uma Menção Honrosa a "The sea and its waves", a primeira longa da dupla de realizadores Liana & Renaud.

Na categoria de curtas-metragens, o júri composto por Luisa Sequeira, Bruno Castro e Paula Miranda atribui o prémio ao filme francês "For real", realizado por Malou Lévêque, justificando que "a realizadora criou um filme sobre os dias de hoje elevados à possibilidade de falarmos sobre o que sentimos de forma luminosa, fresca e que reforça a esperança no cinema." A coprodução luso-brasileira "Rinha", realizada porRita M. Pestana, recebeu uma Menção Honrosa nesta categoria.

Na secção Travessias, composta por filmes que abordam temas como migrações, racismo e colonialismo enquanto elementos estruturais da sociedade, o Prémio foi atribuído à curta-metragem turca "Things unheard of", realizado por Ramazan Kilic. O júri desta categoria, composto por Francisco Villalobos, Marité Nadal e Sandy Gageiro, "realça a simplicidade e a poética desta narrativa que nos transporta para uma aldeia remota, aldeia essa que se une para concretizar algo de muito belo. É uma história com enorme pendor humanista, contada com inventividade e beleza que encerra resistência e esperança num tempo de incerteza e medo", afirma. Já "Les Chenilles" de Michelle Keserwany e Noel Keserwany receberam uma Menção Honrosa nesta categoria.

Na categoria Começar a Olhar, dedicado a filmes de escola, o galardão foi para o filme de animação "My Mother, the Sea", de Aspasia Kazeli, uma coprodução entre a Estónia e a Grécia. Uma decisão dos elementos do júri Letícia Mendes, Iara Beleli e Luca D'Introno, que ainda entregou uma Menção Honrosa a "Anansi", de Aude N’Guessan Forget.

O documentário "Pelo Sim Pelo Não" de Laura Andrade recebeu o Prémio Inatel, entregue exclusivamente a filmes da secção Começar a Olhar e cujas equipas criativas (realização, produção, argumento, fotografia ou montagem) integrem mulheres de nacionalidade portuguesa ou estrangeiras residentes em Portugal há pelo menos um ano.

O público desta edição do Festival foi também chamado a votar, sendo que a longa-metragem documental "The Roller, the Life, the Fight" de Elettra Bisogno e Hazem Alqaddi e a curta-metragem "As cores do luto"deMariana Lima Mateus foram as obras mais votadas.

O Festival Olhares do Mediterrâneo continua até ao dia 7 de novembro na Cinemateca Portuguesa, com a secção Olhares da Palestina.

Este é o mais antigo festival de cinema feito por mulheres em Portugal, e é o único dedicado à cinematografia da bacia do Mediterrâneo. O Festival é um projeto do grupo Olhares do Mediterrâneo e do CRIA - Centro em Rede de Investigação em Antropologia.

PALMARÉS OLHARES DO MEDITERRÂNEO 2024

Melhor Longa-Metragem
The Mother of all Lies, Asmae El Moudir

Melhor Longa-Metragem - Menção honrosa
The sea and its waves, Liana & Renaud

Melhor Curta-Metragem
For Real, de Malou Lévêque

Melhor Curta-Metragem - Menção Honrosa
Rinha, Rita M. Pestana

Prémio Travessias
Things unheard of, Ramazan Kilic

Prémio Travessias - Menção Honrosa
Les Chenilles, Michelle Keserwany e Noel Keserwany

Prémio Começar a Olhar
My Mother, the Sea, Aspasia Kazeli

Prémio Começar a Olhar - Menção Honrosa
Anansi, Aude N’Guessan Forget

Prémio Inatel
Pelo Sim Pelo Não, Laura Andrade

Prémio do Público - Longa-metragem
The Roller, the Life, the Fight, Elettra Bisogno e Hazem Alqaddi    

Prémio do Público - Curta-metragem 
As cores do luto, Mariana Lima Mateus

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