Publicações
Uma história infinitas vezes distorcida
Ideias de Ler publica As Vidas Secretas dos Números, o livro dos especialistas Kate Kitagawa e Timothy Revell «que o vai fazer adorar a matemática», garante o Financial Times.
Os primeiros vestígios da atividade matemática humana começaram a aparecer há cerca de vinte mil anos, sob a forma de marcas deixadas nuns entalhes em ossos de animais. Desde então, a evolução desta ciência foi tudo menos linear: sofreu hipérboles, parábolas e elipses várias, integrações e fusões de escolas, culturas e pensamentos, foi infinitas vezes distorcida. Em As Vidas Secretas dos Números deparamo-nos com um relato imersivo – repleto de exemplos práticos – deste longo caminho percorrido pela Humanidade, com enfoque em figuras determinantes para o seu progresso, mas que nem sempre tiveram os louros merecidos.
No livro, Kate Kitagawa e Timothy Revell dão a conhecer um punhado de matemáticos esquecidos, não só intelectuais impressionantes nas suas descobertas científicas, mas também pioneiros no quebrar de barreiras para ajudarem a transformar a matemática numa disciplina mais inclusiva e global. Mulheres e homens, de diferentes idades, raças e credos, alvo de preconceitos, vítimas dos indivíduos e das estruturas de poder que moldaram a verdade e o conhecimento matemáticos. «Estava na altura de se reexaminar esse padrão e contar tudo de novo.»
O livro já se encontra em pré-venda e estará disponível nas livrarias a 31 de outubro de 2024.
SOBRE O LIVRO
As Vidas Secretas dos Números
A matemática está em todo o lado e molda quase tudo o que fazemos. Mas apesar da sua reputação como a ciência do raciocínio lógico, assente em verdades fundamentais, a narrativa que nos foi sendo transmitida sobre ela não só é incompleta como por vezes manifestamente errada, tão distorcida como a visão eurocêntrica e deveras discriminatória que a inspirou. Em As Vidas Secretas dos Números, a historiadora Kate Kitagawa e o jornalista Timothy Revell defendem que a história da matemática é infinitamente mais profunda, vasta e rica do que aquilo que pensamos e apresentam-nos os seus pioneiros, em particular os que foram apagados do conhecimento geral devido à sua raça, género ou nacionalidade – como Hipátia, a primeira matemática de renome, cujas ideias revolucionárias levaram a que fosse assassinada, ou Karen Uhlenbeck, a primeira mulher a ganhar o Prémio Abel, «o Nobel da Matemática», em 2019. Mas também os brilhantes académicos árabes da Casa da Sabedoria, cuja destruição, no século XIII, foi uma perda para a humanidade comparável à da Biblioteca de Alexandria; Madhava, o génio indiano que descobriu os princípios fundamentais do cálculo trezentos anos antes do nascimento de Isaac Newton; os matemáticos afro-americanos da época dos direitos civis, que ajudaram a derrubar os métodos «científicos» de discriminação racial; e as computadoras da NASA, que revolucionaram o nosso conhecimento do céu noturno.
Ver primeiras páginas
Título: As Vidas Secretas dos Números
Autores: Kate Kitagawa e Timothy Revell
Tradução: Jorge Pereirinha Pires
Páginas 356
PVP: 19,99€
CRÍTICAS
«Kitagawa e Revell são bons a explicar conceitos difíceis. [...] A tecnologia moderna é construída com base no trabalho daqueles que se dedicaram à matemática pela matemática. Este livro é um tributo inteligente a essas vidas brilhantes, embora por vezes erráticas.»
The Sunday Times
«Kitagawa e Revell fazem um brilhante trabalho ao alargarem a nossa visão para uma história [da matemática] muito mais vibrante, colaborativa, diversificada e interessante. [...] A matemática é a ferramenta mais poderosa que os seres humanos alguma vez inventaram e este livro é o esclarecimento necessário para a nossa compreensão de como ela surgiu.»
Booklist
«Uma excelente história da matemática, que procura dissociá-la do seu tradicional foco eurocêntrico [...] Uma clarificação sólida para uma série de mal-entendidos sobre a matemática.»
Kirkus Reviews
SOBRE OS AUTORES
Kate Kitagawa
É a diretora do Departamento de Educação do Espaço, na Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial. A sua formação em matemática, ciências humanas e história faz dela uma das mais fascinantes comunicadoras do nosso tempo.
Timothy Revell
É um jornalista científico e um amante de matemática. Atualmente, trabalha como editor adjunto da revista New Scientist, participando igualmente em diversos programas televisivos e podcasts de divulgação científica.