"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

O Ministério do Tempo transforma figura histórica em protagonista romântico do mundo moderno

O livro é uma das recomendações de leitura do ex-presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama, e será adaptado para série televisiva. Agora, chega às livrarias portuguesas, sob a chancela da Singular. 

O romance de estreia de Kaliane Bradley valeu-lhe a entrada na aguardada lista de recomendações de leitura de Barack Obama. Com O Ministério do Tempo, a escritora britânico-cambojana convida o leitor a embarcar numa viagem no tempo.

Na origem da narrativa estão as expedições britânicas ao Ártico. Ao ver a série televisiva “Terror”, que retrata a expedição liderada por Sir John Franklin em 1845, Kaliane Bradley sentiu-se especialmente fascinada pelo comandante Graham Gore, que morreu nesta viagem de exploração, assim como todos os membros da sua tripulação. Depois de investigar profundamente este episódio histórico, a autora transformou Gore no protagonista do seu primeiro romance.

Assim, o livro conta a chegada de Graham Gore ao mundo moderno, trazido diretamente de 1847, juntamente com um elenco singular de “expatriados”, graças ao projeto ultrassecreto criado pelo Ministério do Tempo , que tem como propósito determinar os efeitos das viagens no tempo. O contacto do comandante com as realidades da sociedade atual, na qual existem “máquinas de lavar”, o “spotify” e a “queda do Império Britânico”, é explorado com humor. A adaptação de Graham ao mundo moderno é monitorizada por uma funcionária pública do ministério, que está encarregue de servir de “ponte”. Lentamente, a relação entre os dois evolui para uma história de amor.

Ambientado em Londres num futuro próximo, O Ministério do Tempo conjuga romance, thriller e ficção científica numa narrativa instigante e comovente, enquanto aborda questões prementes e atuais, como as alterações climáticas e o colonialismo britânico.

O enredo envolvente e inovador promete captar o leitor da primeira à última página. 

SOBRE O LIVRO
O Ministério do Tempo
Num futuro próximo, em Londres, uma funcionária pública tem a oportunidade de receber um salário de sonho se participar num projeto ultrassecreto: um ministério recém-criado pelo Governo está a reunir “expatriados” de diversas épocas históricas para determinar os efeitos das viagens no tempo. O seu papel é servir de “ponte”: tem de prestar assistência e vigiar o expatriado conhecido como “1847” – o comandante Graham Gore. Segundo os registos históricos, o comandante Gore morreu em 1845, na expedição de exploração do Ártico de Sir John Franklin, por isso sente-se desorientado quando constata que está vivo e rodeado de conceitos bizarros como “máquina de lavar”, “spotify” ou a queda do Império Britânico. Ao longo do ano que se segue, o que começa por ser uma relação constrangedora evolui para algo mais profundo. Quando a verdade sobre o projeto do Ministério do Tempo é revelada, os dois estão irremediavelmente apaixonados e terão de confrontar as escolhas que os juntaram com as consequências que elas terão no futuro.

Ver primeiras páginas  

Título: O Ministério do Tempo
Autor: Kaliane Bradley
Tradução: Rui Azeredo
Páginas: 328
PVP: 18,85€ 

SOBRE A AUTORA

Kaliane Bradley
Kaliane Bradley é uma escritora e editora britânico-cambojana, que vive em Londres. É autora de contos de ficção e venceu, em 2022, o Harper’s Bazaar Short Story Prize e o V. S. Pritchett Short Story Prize. O Ministério do Tempo é o seu romance de estreia e foi um bestseller instantâneo nos Estados Unidos e no Reino Unido.
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,353,136