"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Lisboa recebe mundo da vídeo-dança e arte digital no Festival InShadow

A 16.ª edição do InShadow - Lisbon Screendance Festival, promovido pela Vo’Arte, vai ocupar os espaços culturais de Lisboa de 7 de novembro a 15 de dezembro, com criações de vídeo-dança, documentário, animação, artes performativas e visuais.

© InShadow

A edição deste ano conta com artistas estrangeiros como Anouk Froidevaux, Baal, Dana Musa, Maja Zimmerlin, Marlene Millar e Sam Asaert, e ainda nomes portugueses como Joana Gomes, Joana Franco e Conceição Garcia.

Desde 2009, o InShadow é o único festival lisboeta dedicado à vídeo-dança, marcado pela convergência entre imagem, corpo e arte, impulsionada pela tecnologia.

O certame realiza competições internacionais de vídeo-dança, documentário e animação, com uma programação destinada ao público infantojuvenil, intitulada LittleShadow.

Contará também com instalações e exposições artísticas espalhadas por espaços culturais de Lisboa, como o Museu da Marioneta, Teatro do Bairro, Cinemateca Portuguesa, Biblioteca de Alcântara, Espaço Cultural das Mercês, Espaço Santa Catarina, Galeria e Cisterna da Faculdade de Belas Artes de Lisboa.

Nas estações de Caís do Sodré e Santa Apolónia decorrerão também performances. Este ano, o festival conta também com a colaboração da Casa do Comum, que pela primeira vez se junta aos espaços que o acolhem.

A programação na vertente formativa do InShadow inclui 'workshops' e 'masterclasses', com o objetivo de capacitar o público nas várias áreas artísticas que o compõem.

Entre os dias 12 e 29 de novembro decorrerão as competições. Nos dias 12 e 13, a Competição de Animação, no Museu da Marioneta; a Casa do Comum recebe a Competição de Documentário de 20 a 24; e a Competição de Vídeo-Dança acontece no Teatro do Bairro, de 26 a 29 de novembro.

“O InShadow explora atmosferas interdisciplinares. Com ele, pretendemos desencadear uma reflexão sobre soluções estéticas e técnicas de representação do corpo no ecrã, no palco e noutros espaços de atuação”, explica Ana Rita Barata, co-diretora artística do Festival InShadow e da Vo’Arte, citada num comunicado da organização.

Durante o Festival, serão vários os géneros e linguagens que “irão cruzar-se para promover a criação contemporânea e imprimir novas sinergias e olhares na cidade de Lisboa”, salienta ainda no texto.

A Vo’Arte, sob a direção de Ana Rita Barata e Pedro Senna Nunes, é uma associação que visa promover a criação contemporânea através de festivais, exposições e outras atividades culturais.

A celebrar 25 anos de trabalho na área artística e pedagógica, a organização também dirige a CiM - Companhia de Dança, que integra profissionais com e sem deficiência, além de organizar o InArt – Community Arts Festival.

>> Saiba mais aqui  


Fonte: LUSA | 28 de outubro de 2024

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
101,532,647