"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Porto Editora desafia alunos do Ensino Secundário a expressarem-se civicamente através da escrita

Iniciativa inclui masterclasses com escritores e um concurso de contos literários.

A Porto Editora vai promover o Programa de Incentivo à Escrita, através do qual milhares de alunos do Ensino Secundário de todo o país poderão desenvolver a sua voz literária e manifestar o seu pensamento cívico. As inscrições já estão abertas a todos os estabelecimentos de ensino do país, do ensino público e privado.

O Programa decorrerá ao longo do ano letivo 2024/2025 e assenta em três eixos: uma masterclass de iniciação à escrita, sessões de mentoria e o concurso literário “Um conto na minha terra”. Através das diferentes ações, os escritores Bruno Paixão, José Gomes Mendes, José Rodrigues e Vera dos Reis Valente estarão em contacto com os alunos para explicarem o seu método criativo e partilharem ferramentas para ultrapassar os desafios da escrita.

Na última etapa, os alunos participantes serão desafiados a aplicar conhecimentos, redigindo um conto original em língua portuguesa, que verse sobre a área em que residem, estimulando-os a pensar, a expor as suas ideias, a intervir e a criar. Todos os trabalhos serão, posteriormente, avaliados por um júri e os premiados serão publicados numa edição digital.

Esta será a terceira edição do concurso literário “Um conto na minha terra”, que já premiou narrativas escritas por alunos de todo o país. Nas últimas edições, os alunos tiveram oportunidade de ver respondidas algumas questões cruciais e de aferir como são ultrapassados os desafios de um escritor.

O regulamento está disponível aqui.

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
101,534,045