Notícias
ARTESANATO DE NISA EM BEAUCHAMP (França)
O casal de artesãos nisenses António Louro Piedade e Maria da Graça Louro e o Centro de Artesanato Regional de Nisa foram convidados pela Direcção de Acção Cultural de Beauchamp a participar na iniciativa “Lisbonne d’Hiver” que decorre naquela cidade do departamento de Val d’Oise, 25 Km a norte de Paris.
O casal de artesãos nisenses António Louro Piedade (oleiro) e Maria da Graça Louro (pedradeira) e o Centro de Artesanato Regional de Nisa foram convidados pela Direcção de Acção Cultural de Beauchamp a participar na iniciativa “Lisbonne d’Hiver” que decorre naquela cidade do departamento de Val d’Oise, 25 Km a norte de Paris.
“Lisbonne d’Hiver” é a designação de um conjunto de iniciativas promovidas pela Mairie de Beauchamp, visando a divulgação de expressões da cultura portuguesa. Destas iniciativas destacam-se a exposição Profissões de Arte (Métiers d’Art à Lisbonne) e o Mercado de Lisboa (Marché de Lisbonne). Há a assinalar ainda o espectáculo “As Horas Musicais”, com Camané ( 24 de Novembro), e o espectáculo de mímica com a mulher-palhaço TéTé (Teresa Ricou) "Le Jupons Portugais et les Oeillets de la Révolution” com música de José Afonso (10 e 11 de Dezembro).
A exposição Profissões de Arte, ocorre de 1 a 6 de Dezembro, na Salle de Fêtes de Beauchamp. Procura dar a conhecer artistas e artesãos de várias zonas de Portugal e divulgar as suas expressões artísticas numa mistura de tradição e de inovação. Os visitantes poderão apreciar bordados, aplicações em feltro e peças de olaria pedrada de Nisa. Estarão igualmente expostos cerâmicas de Estremoz, de Barcelos e de Viana do Castelo, artigos em lã de Manteigas, filigranas de Travassos, cestos do norte, palmitos e cerâmica de Viana e brinquedos do Cartaxo. Nesta exposição a criação artística contemporânea será mostrada através de trabalhos de Joana Vasconcelos, Margarida Pimentel, Fernando Brizio, Marco Sousa Santos, Toni Grilo e Miguel Vieira Baptista.
No fim de semana de 10 e 11 de Dezembro, também na Salle de Fêtes de Beauchamp, ocorrerá o Mercado de Lisboa onde o artesanato e outros produtos estarão expostos e poderão ser adquiridos. Verificar-se-á igualmente a presença de artesãos vindo de Portugal que ao vivo executarão os seus trabalhos.