Publicações
Novo livro de Marco Neves desmonta mitos e disparates da língua portuguesa
«Queria? Já Não Quer?» É muito provável que já tenha ouvido esta frase em resposta a um pedido seu num estabelecimento comercial. Agasta não agasta? Sobretudo quando esta frase está gramaticalmente correta e corresponde ao «imperfeito de cortesia».
Em Queria? Já Não Quer? Marco Neves, linguista que conta com quase 49 mil seguidores na rede social Tik Tok, convida-nos a acompanhá-lo numa viagem, que combina rigor e humor, pelos mistérios e curiosidades da língua portuguesa. Aceitando o convite, preparem-se para investigações com reviravoltas dignas de um policial. Será que «bica» era um acrónimo? Será que o famoso palavrão acabado em «-alho» começou como um cesto nas caravelas? Será que a palavra inglesa «tea» vem de «Transporte de Ervas Aromáticas»? Estas e muitas outras histórias são analisadas de forma minuciosa, com factos históricos e etimológicos que revelam a verdadeira origem das nossas expressões e palavras.
Para lá das origens das expressões, também encontramos enganos e desenganos sobre o que está certo e errado na nossa gramática: será que «não há nada» é erro? Será que «queria um café» deveria ser «quero um café»?
Ideal para apaixonados da, tão bela quanto complexa, língua portuguesa e para curiosos de todas as idades, Queria? Já Não Quer? é também uma reflexão sobre como as palavras carregam em si as histórias da nossa cultura, provando que a realidade, por vezes, pode ser mais fascinante do que as lendas.
Queria? Já Não Quer? chega à rede livreira nacional com a chancela da Guerra e Paz, editora que publicou 11 outros livros de Marco Neves sobre a língua portuguesa, além de um ensaio e um romance.
Queria? Já Não Quer?
Marco Neves
Não-Ficção / Língua Portuguesa
160 páginas · 15x23· 16 €
Nas livrarias a 22 de outubro de 2024