Publicações
São Favas Contadas
Não é há muito tempo que se ouve falar de vegetarianismo ou veganismo, mas os legumes e as leguminosas fizeram desde sempre parte da alimentação dos omnívoros e pasme-se já existem referências ao consumo de aipo na Odisseia de Homero…
Guida Cândido, doutorada em História da Alimentação e autora de diversas obras de gastronomia premiadas, vem revelar-nos neste seu novo livro que, de facto, os vegetais já andam pelas nossas mesas há vários séculos, mesmo que alguns dos mais usados na culinária portuguesa – como a batata ou o tomate – só tenham marcado presença na Europa depois das viagens de Cristóvão Colombo.
Mas sabia que, por exemplo, se comiam couves na Roma antiga durante os banquetes para evitar a embriaguez e que, no período medieval, os legumes eram frequentemente usados como resposta aos jejuns impostos pela Igreja? Que, sendo a motivação inicial do vegetarianismo a pureza espiritual, essa filosofia entusiasmou os Iluministas a ponto de acreditarem que a dieta vegetariana, associada à abstinência do álcool, podia resolver problemas tão graves como a pobreza e a fome no mundo? E que, apesar de o primeiro livro português exclusivamente vegetariano só ter sido publicado no final do século XIX, podemos encontrar receitas com vegetais, em versão doce e salgada, desde o século XVI?
Viajemos então com a autora pela história longínqua do vegetarianismo e confecionemos, tantos séculos depois, nas nossas casas 50 receitas do passado, com 30 espécies vegetais: da fava ao agrião, da beringela à alcachofra, do nabo ao feijão-verde, enfim, um manancial de ideias para vegetarianos e não só.
«Partindo das mais importantes obras de cozinha dos últimos cinco séculos em Portugal, Guida Cândido transpõe 50 receitas para os dias de hoje. Um livro que nos faz descobrir sabores esquecidos, do século XVI ao século XX, e perceber como o gosto muda ao longo dos tempos.»
Alexandra Prado Coelho sobre Cinco Séculos à Mesa
«Em cada capítulo, e feito o enquadramento histórico, Guida Cândido seleciona vários pratos por reinado, dá a receita e explica, entre outras coisas, de onde vêm expressões que ainda hoje usamos, como “pôr e levantar a mesa”.»
Inês Belo sobre Comer Como Uma Rainha
«Um livro que, pelo seu conteúdo, apresentação, rigor e estética, não hesito em classificar como o mais saboroso do ano.»
Guida Cândido nasceu em Coimbra em 1975 e licenciou-se em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra em 1997.
Concluiu o Mestrado em Alimentação – Fontes, Cultura e Sociedade pela mesma universidade em 2014 com a dissertação Comer como Uma Rainha: Estudo de Um Livro da Casa de D. Catarina de Áustria, que lhe valeu uma Bolsa de Mérito do Ensino Superior.
É investigadora do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Integra a equipa multidisciplinar DIAITA – Património Alimentar da Lusofonia. Atualmente é bolseira de doutoramento FCT, frequentando o Doutoramento em Patrimónios Alimentares: Culturas e Identidades, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
É autora de livros, dezenas de artigos científicos e publicações na sua área de investigação.
Gastronomia
280 páginas
22,20 Euros
ISBN: 978-972-20-8368-3
1.ª Edição: Outubro 2024
Leya | Dom Quixote