Notícias
Grupo Porto Editora e Expresso / SIC lançam projeto de literacia nas escolas para 1 milhão de alunos
O Grupo Porto Editora, através da Escola Virtual, e o Grupo IMPRESA, com o EXPRESSO e a SIC, assinaram um protocolo de colaboração de três anos, lançando a iniciativa "Informar para Aprender".
"Este projeto enche-nos de orgulho. Promover a literacia mediática nas escolas, desde o ensino básico até ao secundário, é absolutamente fundamental no tempo em que vivemos. Saber interpretar conteúdos noticiosos e distinguir o que é informação verdadeira do que são as fake news é hoje quase tão relevante como saber ler e escrever. Esta iniciativa, pela sua dimensão e relevância, terá um cariz de serviço público essencial para a nossa sociedade. Agradecemos à Porto Editora, nosso parceiro nesta iniciativa, que partilha connosco os mesmos valores e preocupações nesta era desafiadora no que respeita à qualidade da informação", afirma Francisco Pedro Balsemão, CEO do Grupo IMPRESA.
Vasco Teixeira, Administrador do Grupo Porto Editora, sublinha a importância desta colaboração, referindo que "é um privilégio unir forças com o Grupo IMPRESA para um projeto que não só reforça a educação, mas também promove a literacia mediática entre os jovens. Numa era de crescente desinformação, capacitar os alunos para questionar e verificar a veracidade das informações é uma prioridade para o Grupo Porto Editora." Acrescenta ainda que, "neste contexto dinâmico, contamos, sem dúvida, com o apoio dos professores, que desempenham um papel essencial ao guiar os alunos na construção de uma visão crítica e responsável sobre a informação que consomem."
Dirigido a alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico, assim como do Ensino Secundário e Profissional, o concurso "Informar ou Desinformar?" terá início oficial no dia 25 de outubro de 2024 e as inscrições estarão abertas até ao dia 31 de janeiro de 2025. Promovido pela Escola Virtual em parceria com o EXPRESSO e a SIC, esta iniciativa pretende incentivar as escolas para formar uma geração de jovens mais conscientes e responsáveis no consumo e partilha de informação.
Neste concurso, os alunos são desafiados a desenvolverem o sentido crítico face aos conteúdos que consomem diariamente, a refletirem sobre o valor da verdade na comunicação e no jornalismo e a explorarem soluções inovadoras. Mais do que isso, convida-os a dar asas à imaginação, a questionarem o que sabem e a pensarem fora da caixa, promovendo novas perspetivas sobre o combate à desinformação e a construção de uma sociedade mais informada e justa.
Após o período de inscrições, os trabalhos submetidos passarão para a fase de votação pública, a realizar-se entre 17 e 23 de fevereiro de 2025, onde a comunidade terá a oportunidade de avaliar os projetos. Em seguida, um júri especializado procederá à análise detalhada dos trabalhos e os finalistas serão revelados no dia 10 de março de 2025, culminando com a tão aguardada cerimónia de premiação a 26 de março de 2025. Esta data coincide com a semana Internacional do Direito à Verdade, reconhecido pela ONU, e destaca a importância da verdade e da promoção da justiça, reforçando o impacto deste concurso na formação de uma sociedade mais informada e crítica.
SOBRE O GRUPO PORTO EDITORA
O Grupo Porto Editora é o maior grupo editorial português. Com uma atividade editorial abrangente e diversificada, o Grupo Porto Editora atua nas áreas da edição escolar e de referência, literatura de ficção, não ficção, infantojuvenil e multimédia interativo – na qual se destaca a Escola Virtual – sendo de referir também a aposta no comércio eletrónico através da WOOK.pt, a maior livraria online portuguesa. Líder em praticamente todos os setores em que está presente, o Grupo Porto Editora cultiva os valores do rigor, qualidade, dinamismo, inovação e sustentabilidade, sendo também reconhecido pela excelência de gestão, seriedade e profissionalismo na edição.
SOBRE O GRUPO IMPRESA
A Impresa nasceu com o EXPRESSO em 1973, cresceu com a SIC, em 1992, e é hoje um universo de canais e marcas. Diariamente, produz 8 canais (SIC, SIC Internacional, SIC Notícias, SIC Radical, SIC Mulher, SIC K, SIC Caras e SIC Novelas) e o maior jornal do país, o EXPRESSO, líder de vendas. Diariamente, 4,6 milhões de telespectadores contactam com os canais SIC. O grupo cresceu para novas áreas de negócio, como a plataforma de streaming Opto. Fundado por Francisco Pinto Balsemão, o Grupo IMPRESA é o exemplo de referência em Portugal na defesa dos valores da liberdade, do rigor e da isenção na informação.