Publicações
Locais onde, um dia, o futuro foi anulado
Depois do enorme sucesso do seu podcast – com mais de 100 milhões de downloads –, Paul Cooper lança agora em livro A Queda das Civilizações: Histórias de Grandeza e Declínio.
Enquanto avançamos entre as paredes caídas e as pedras em desintegração de um templo, um palácio ou uma fortaleza antigos, não podemos deixar de imaginar o mundo como foi outrora – e como poderia ter continuado a ser. É este o exercício de imaginação que a leitura de A Queda das Civilizações: Histórias de Grandeza e Declínio inevitavelmente nos suscita. Das comunidades na Mesopotâmia à asiática Vijaianagar; de Bizâncio às civilizações maia, inca e asteca; da Britânia romana a Songai, na África Ocidental, o historiador e romancista Paul Cooper leva o leitor a viajar por séculos e lugares onde ocorreu um abandono significativo de centros populacionais, em que o tecido social se desintegrou, cidades inteiras foram deixadas vazias e edifícios caíram em desuso e degradação.
Leitura imprescindível para quem se interessa pela História como forma de melhor compreender o presente, esta obra merece igualmente ser lida como um apelo à ação urgente para evitarmos o nosso colapso futuro. «Todas as ruínas presentes neste livro deveriam ser entendidas como um alerta e um desafio: não tomem nada como certo.»
O livro já se encontra em pré-venda e estará disponível nas livrarias a 17 de outubro de 2024.
SOBRE O LIVRO
A Queda das Civilizações: Histórias de Grandeza e Declínio
Depois do sucesso do seu podcast, Paul Cooper lança agora o livro A Queda das Civilizações: Histórias de Grandeza e Declínio. Partindo de uma investigação minuciosa, entretecida numa narrativa com a ilustração de mapas, fotografias e outros documentos, o autor dá a conhecer o dia a dia de impérios que viram o seu apogeu e queda. Uma viagem pelos vários continentes, dos famosíssimos maias aos misteriosos rapanui, da Ilha da Páscoa, podemos aqui descobrir não apenas o esplendor e a relevância destas comunidades, mas também os perigos que as fizeram ruir, questionando o que terão sentido aqueles que testemunharam o fim do único mundo que conheciam. Lançando mão do rigor de historiador e da criatividade de romancista, o autor termina esta odisseia imaginando que fim nos aguarda: os nossos automóveis obsoletos à beira da estrada, paisagens sem fim de prédios colossais. Mas nem tudo precisa de um desfecho apocalíptico: é possível aprender com os erros do passado e ensinar às gerações presentes como reedificar as nossas sociedades.
Ver primeiras páginas
Título: A Queda das Civilizações: Histórias de Grandeza e Declínio
Autor: Paul Cooper
Tradução: Artur Lopes Cardoso
Páginas 552
PVP: 25,50€
CRÍTICAS
«Um baú de relíquias lendárias e assustadoras… uma história emocionante até à medula.»
The Times
«A grandeza de A Queda das Civilizações [...] está em descobrir o fio condutor de cada uma destas calamidades, perguntando-se que ensinamentos universais poderemos tirar da maneira como os humanos vivem em comunidade, convivem uns com os outros – e entram em declínio.»
The Guardian
SOBRE O AUTOR
Paul Cooper
Nasceu no sul de Londres e cresceu em Cardiff, no País de Gales. Estudou na Universidade de Warwick e na Universidade de East Anglia, onde apresentou a sua tese de doutoramento sobre o significado cultural e literário das ruínas. Os seus textos foram já publicados no The New York Times, na BBC, e nas revistas The Atlantic, National Geographic, New Science e Discover Magazine. Em 2016 publicou o primeiro romance, River of Ink, a que se seguiu, em 2020, All Our Broken Idols.