"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

António Homem Cardoso revela o lado oculto das grandes estrelas

As celebridades portuguesas como nunca as viu. Através da lente do grande mestre da fotografia, vemos ícones do mundo das artes num universo alternativo, onde a imaginação é o fio condutor para um livro mágico.

António Homem Cardoso, o mestre da fotografia que eternizou ícones da cultura portuguesa, revela uma nova dimensão do seu talento em Alter Ego, um livro único e visionário que transporta o leitor para um universo de possibilidades. E se as grandes figuras artísticas do nosso país tivessem seguido caminhos completamente diferentes? Nesta obra, o fotógrafo convida-nos a explorar as vidas alternativas de personalidades que marcaram a história da arte em Portugal.

Ao longo de mais de cem retratos de nomes como Ruy de Carvalho, Simone de Oliveira ou Herman José, o autor capta o que os seus protagonistas poderiam ter sido, caso a arte não tivesse atravessado o seu destino. Cada fotografia, cheia de criatividade e subtileza, revela-nos uma faceta desconhecida e surpreendente de figuras que pensávamos conhecer. É um excelente exercício de imaginação e sensibilidade, que desafia a perceção do público e a identidade dos artistas retratados.

Com uma carreira com mais de uma centena de obras publicadas e uma vida dedicada à fotografia, António Homem Cardoso traz, em Alter Ego, um projeto que reescreve o conceito de retrato. Esta obra, nascida de uma parceria entre a Porto Editora, A Fundação Altice e a Casa do Artista desafia os limites da fotografia convencional, transformando cada imagem num jogo de reflexos e possibilidades.

O livro, editado pela Porto Editora, chega às livrarias dia 10 de outubro e a cerimónia de apresentação está agendada para dia 15 de outubro, às 18h30, no El Corte Inglés de Lisboa. A obra será apresentada por José Raposo, ator e presidente da Direção da Casa do Artista, e Teresa Salema, diretora da Fundação Altice.

SOBRE O LIVRO
Alter Ego
«Imaginei um espelho mágico à frente do qual cada um se interrogava: “Que gostaria eu de ser se a vida não me tivesse empurrado para os caminhos ínvios da arte?” Então, o espelho mágico analisava no olhar o outro eu de cada um e devolvia noutra reflexão o gosto do artista transfigurado, numa das cem (na verdade, cento e uma) personagens que agora tem na sua mão.» É desta forma que o Mestre António Homem Cardoso define o conceito por detrás deste Alter Ego, um livro de fotografia diferente de todos os outros a que já deu vida – e o seu percurso conta com mais de uma centena de obras publicadas. Através da lente de Homem Cardoso, vemos nomes incontornáveis do mundo artístico português como se a ele nunca tivessem pertencido. Da câmara do Mestre saiu um universo alternativo, onde cada um dos retratados é representado de acordo com a vida que poderiam ter seguido, caso a arte não tivesse sido o caminho que percorreram. O resultado é um livro mágico, que revela tanto a imaginação dos fotografados quanto a de quem os retratou, numa mistura de fantasia e sensibilidade que apenas está ao alcance de quem tem dedicado a vida a transformar luz e momentos em imagens eternas. 
Título: Alter Ego
Autor: António Homem Cardoso
Páginas: 152
PVP: 35€
Ver primeiras páginas


SOBRE O AUTOR
António Homem Cardoso
Nasce em São Pedro do Sul a 11 de janeiro de 1945. Curso de Operador Foto-Cine, nos Serviços Cartográficos do Exército. Inicia carreira de repórter fotográfico, com colaboração nos jornais diários e nas principais revistas portuguesas de informação. Reportagens em África e na Europa. Inicia a sua carreira de fotógrafo profissional de publicidade, moda e editorial, montando o seu Estudio no início dos anos 1970. Conhece Mestre Augusto Cabrita que influencia extraordinariamente a sua carreira e o convida para a realização em coautoria de diversos trabalhos, entre os quais o livro Cozinha Tradicional Portuguesa. A partir de 1974 e até a atualidade, participa como autor de retratos oficiais de muitas personalidades de diversas áreas: política, artes, ciências, entre outras. Em 1980 começa uma parceria com o Arq. Hélder Carita na defesa e mostra do património cultural português com a publicação de diversos livros, entre os quais o Tratado da Grandeza dos Jardins em Portugal. Realizou imagens que marcaram a discografia portuguesa, como Trovante, Madre Deus, Rui Veloso, José Cid, Marco Paulo, Frei Hermano da Câmara,… Em 1986, foi Diretor das revistas Foto e Super Foto Prática e de diversas publicações de índole generalista. Escreveu textos de paixão sobre diversas personalidades, com quem manteve relações excecionais como, por exemplo, Amália Rodrigues. Responsável pelos melhores catálogos portugueses de Vinhos e Vidros: J. Portugal Ramos, Esporão, Malhadinha Nova, José Maria da Fonseca, Vista Alegre, Atlantis,… Autor de coleções filatélicas sobre gastronomia e arquitetura tradicional portuguesa. Fotógrafo oficial da Casa Real Portuguesa. Embaixador da Fujifilm Portugal.

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
101,533,210