Notícias
Câmara de Portalegre classifica três espaços como monumentos de interesse municipal
A Câmara de Portalegre aprovou, por unanimidade, a classificação de três espaços como monumento de interesse municipal, seguindo agora o processo para publicação em Diário da República (DR).
Segundo indicou a autarca Fermelinda Carvalho, trata-se do bairro da Vila Nova, Monte dos Apóstolos e o mural de São Pedro.
De acordo com a Câmara de Portalegre, o bairro da Vila Nova apresenta atualmente um “aspeto degradado e desqualificado” na periferia da cidade, remontando a sua construção aos finais do século XIX, início do século XX.
O bairro está ligado ao desenvolvimento industrial de Portalegre e à necessidade de criar habitação para os operários, oriundos de meios rurais e que tinham necessidade de se alojar, “imprimindo uma dinâmica no crescimento” da cidade.
O referido bairro Vila Nova caracteriza-se pela geometria dos arruamentos e volumetria uniforme, dando unidade ao conjunto e valorizando o desenho urbano.
Destacam-se ainda as “enormes chaminés” e, com o intuito de rentabilizar e maximizar os terrenos, construíam-se áreas mínimas habitacionais, originando uma grande densidade habitacional.
Este ano foi criada uma associação de moradores, depois de terem sido alertados sobre a intenção de venda do bairro, que tem mais de uma centena de herdeiros.
Na assembleia municipal, Fermelinda Carvalho disse que os direitos dos moradores estão “salvaguardados” e que nenhum será despejado após a classificação do espaço como monumento de interesse municipal.
Fermelinda Carvalho disse ainda que vai voltar a reunir com os advogados dos herdeiros para apurar mais dados sobre a situação, mas não se comprometeu, nesta fase, sobre a possibilidade de o município avançar ou não para a compra do espaço.
O Bairro da Vila Nova, um dos mais antigos de Portalegre, tem cerca de 60 casas, mas apenas duas dezenas são habitadas.
Outro dos espaços classificados é o mural de São Pedro, que está associado a uma fonte, construída em alvenaria rebocada.
De acordo com a câmara, o mural de cariz popular, é uma peça do ponto de vista técnico e iconográfico “bastante importante” em termos patrimoniais, surgindo quase exclusivamente no painel central o branco e o negro, apresentando um efeito de claro/escuro, obtido pela técnica do esgrafito. No mural são representados três santos, assentes em plintos, retratados de forma estática contra o espaldar da fonte.
Por último, o Monte dos Apóstolos, que é sede de uma casa agrícola e funciona como unidade de turismo rural, foi remodelado em 2004 e está situado na freguesia rural de Urra, a cerca de oito quilómetros de Portalegre.
A designação de Monte dos Apóstolos, deve-se à presença, na sua proximidade, de capelas de invocação a santos apóstolos, nomeadamente Santiago Menor e São Tomé da Abrunheira, monumento hoje desaparecido.
A casa é um exemplar da arquitetura civil do século XIX, que se distribui em dois pisos, com escadaria exterior dupla, para acesso ao andar nobre.
Fonte: LUSA | 1 de outubro de 2024