Notícias
Museu da Imprensa lança Museu Virtual do Cartoon
O Museu Nacional da Imprensa lançou no passado dia 4 de Novembro, o Museu Virtual do Cartoon, durante a abertura oficial do VII PortoCartoon-World Festival. A “inauguração” deste museu foi feita pela Ministra da Cultura, acompanhada da Presidente da FECO (Federation of Cartoonists Organisations) Marlene Pohle, do presidente do júri do VII PortoCartoon, G. Wolinksi e do director do Museu Nacional da Imprensa, Luís Humberto Marcos, autor do projecto.
O Museu Nacional da Imprensa lançou no passado dia 4 de Novembro, o Museu Virtual do Cartoon, durante a abertura oficial do VII PortoCartoon-World Festival.
A “inauguração” deste museu foi feita pela Ministra da Cultura, acompanhada da Presidente da FECO (Federation of Cartoonists Organisations) Marlene Pohle, do presidente do júri do VII PortoCartoon, G. Wolinksi e do director do Museu Nacional da Imprensa, Luís Humberto Marcos, autor do projecto.
Localizável em www.imultimedia.pt/museuvirtualdocartoon o novo museu virtual pretende ser mais uma etapa na atenção que o Museu da Imprensa tem dado ao cartoon, desde a sua inauguração em 1997.
Este novo projecto insere-se no quadro da Galeria Internacional do Cartoon que está a ser criada e visa a divulgação global de um conjunto de referências que assinalam a importância do desenho de humor no mundo. Trata-se de um projecto que irá fortalecer-se com o protocolo assinado entre a FECO e o Museu Nacional da Imprensa.
Ainda na sua 1ª fase, o Museu Virtual do Cartoon deve ser visto como um espaço dinâmico que pretende valorizar a linguagem universal do cartoon, na “linha de excelência do humor” que tem marcado o PortoCartoon.
Está dividido em vários “espaços”, dos quais se destaca a Galeria de Honra, onde se podem encontrar vários marcos da história da caricatura, a partir do século XIX.
Nas outras secções pode aceder-se a informação sobre: cartunistas; concursos e festivais; museus e galerias; organizações de cartoon e notícias. É de destacar ainda um item dedicado especialmente ao PortoCartoon-World Festival.
Nesta primeira fase, o museu é feito em duas línguas (Português e Inglês), devendo mais tarde ter também versões em Espanhol, Francês e Alemão.
O projecto tem o apoio do Programa ON e foi desenvolvido pelo Instituto Multimédia.