"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Huayma Tulian vence Prémio Compositor Francisco de Lacerda 2024

llha Imaginária, de Huayma Tulian vence maior prémio nacional de composição para orquestra e estreia a 28 de setembro.

Huayma Tulian
Ilha Imaginária, do compositor argentino Huayma Tulian, é a obra vencedora da 3.ªa edição do Prémio Compositor Francisco de Lacerda Fundação Millennium bcp e tem estreia marcada para sábado, 28 de setembro, no âmbito dos Encontros Sonoros Atlânticos 2024.

Criado pela Associação Francisco de Lacerda – a Música e o Mundo, o Prémio Compositor Francisco de Lacerda Fundação Millennium bcp, no valor de 7.500,00€, é hoje o maior galardão nacional destinado a composição para orquestra e a fomentar a criação musical em Portugal. Tem como mecenas exclusivo a Fundação Millennium bcp.

A obra vencedora, Ilha Imaginária estreia no sábado, dia 28, pela mão da Orquestra Metropolitana de Lisboa, dirigida por Bruno Borralhinho, no concerto de encerramento da 4.ª edição dos Encontros Sonoros Atlânticos, na Biblioteca Nacional, em Lisboa.

As obras orquestrais submetidas a concurso são incentivadas a explorar uma relação com a vida e obra do compositor, musicólogo e maestro açoriano Francisco de Lacerda (1869 – 1934) ou com os Açores. 

Sobre a Ilha Imaginária, Huayma Tulian refere-a como “uma paisagem sonora” das ilhas dos Açores, criada através da imaginação: «Sinto as danças e os cantos tradicionais que ouvia na minha infância, como se pertencessem àquelas ilhas. Sinto familiaridade e, ao mesmo tempo, estranheza (…). Ilha Imaginária evoca a lembrança nostálgica de um lugar que ainda não conheci».

Huayma Tulian é compositor, guitarrista e investigador. Como compositor as suas obras foram interpretadas em salas de Argentina, Brasil, Espanha, Ucrânia, Alemanha e Portugal. Como performer tem apresentado concertos solistas e de câmara em importantes salas e teatros de Portugal, Argentina, Brasil, Espanha, Andorra e França.

É atualmente aluno de doutoramento na Universidade de Aveiro e Inet-MD, sob a orientação de Helena Marinho, com apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Os reputados compositores Magnus LindbergBernard FoccroulleHelen Grime e Vasco Mendonça constituem o júri internacional da edição de 2024 do Prémio Compositor Francisco de Lacerda Fundação Milennium bcp.

Nas edições anteriores, o Prémio Compositor Francisco de Lacerda Fundação Milennium bcp galardoou as obras Ecos de Trovas (2023), de Luís Neto da Costa e Still, Unfolding! (2022), de Samuel Gapp.

A 4.ª edição do ciclo Encontros Sonoros Atlânticos Francisco de Lacerda decorre entre 14 e 28 de setembro e apresenta cinco concertos exclusivos em Lisboa, São Jorge, Terceira e São Miguel, com um reportório em que se destacam quatro estreias mundiais de compositores portugueses e novas versões da obra deste compositor açoriano de renome internacional.
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
101,537,506