"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Pela primeira vez na CordaSonora um disco para guitarra elétrica a solo

RETROQUEST é um álbum de música instrumental inserido nos géneros da música contemporânea, indie-clássica, eletrónica/ambiente, composto e interpretado por Ricardo Alves Pereira, que une composições de guitarra elétrica processada com efeitos à contínua presença de vinil, com as suas poeiras e estalidos, criando de forma convidativa uma atmosfera experimental.

Cada faixa apresenta uma forma diferente de tratamento, algumas de modo a criar grandes ambientes e outras para destacar lados mais simples. Cada processador de efeitos, alimentado diretamente pelo sinal da guitarra elétrica, acentua a linguagem versátil do instrumento, mesmo no seu som mais limpo e cristalino. O álbum envolve efeitos sonoros de caráter vintage ou retro com sonoridades modernas, utilizando estruturas harmónicas intemporais, acordes enigmáticos, melodias ingénuas, arpejos imensos, podendo ser considerada uma obra musical atmosférica, moderna e abstrata.

Continuando o percurso compositivo ligado às texturas ambient do álbum anterior (Streams of Tranquility) de Ricardo Alves Pereira com obras originais, RETROQUEST muda o foco da guitarra clássica para a guitarra elétrica. Embora a linguagem musical se mantenha consistente, caracterizada por melodias serenas e texturas atmosféricas, o uso da guitarra elétrica introduz uma nova dimensão às suas composições.

O álbum segue o conceito de uma banda sonora para um videojogo imaginário, talvez também intitulado RETROQUEST, expressando o que incorporaria na sua atmosfera, onde aconteceriam os encontros, quem seriam as personagens, e que tipo de sonoridade acompanharia o jogador ao longo da sua exploração de RETROQUEST. Assim, com este álbum, tudo o que o jogador/ouvinte precisa para desfrutar do “jogo” é da sua capacidade auditiva e imaginação.

Com a sua mistura de elementos contemporâneos e nostálgicos, RETROQUEST proporciona uma experiência pacífica que perdura muito depois de ser ouvida. É uma escolha perfeita para ouvintes de música ambiente lenta e moderadamente sombria, que apreciam ouvir guitarra elétrica com um toque de imaginação inspirada no retro.

FAIXAS DE RETROQUEST
01. Ouverture
02. Shimmering Dust
03. Treasures
04. The Golden Tower
05. Cloud Whistle Song
06. Quill’s Theme
07. You Have a Visitor
08. Dying Star
09. Electric Pot
10. Radio-Glass
11. Return Home
12. Waterfalls
13. The Staircase
14. Bar Scene (End Credits)
15. Fade Out

SOBRE RICARDO ALVES PEREIRA

Premiado guitarrista e compositor, Ricardo Alves Pereira, está profundamente envolto nos vários aspetos do mundo da música. É um dedicado artista ao vivo e em estúdio, sendo um dos produtores de álbuns mais prolíficos da nova geração.

O seu amor pela arte é audível numa gama musical altamente variada, que inclui música para guitarra clássica, repertório medieval e renascentista tocado em instrumentos históricos como o alaúde e a vihuela, e obras modernas para guitarra clássica e guitarra eléctrica, compostas pelo próprio.

Embora Ricardo Alves Pereira seja principalmente conhecido pelos seus trabalhos de música antiga e clássica, o seu percurso musical em palco deu-se início com performances experimentais de música electrónica ao vivo. O seu mais recente álbum, RETROQUEST, reúne o seu passado e presente, unindo as suas iniciais influências com um som fresco e amadurecido.

Ricardo Alves Pereira leva o seu público a imaginar histórias através de narrativas musicais, conceito e técnica que desenvolveu ao longo dos anos como guitarrista. Dentro das narrativas musicais, Ricardo guia o público a vivenciar uma história enquanto se ouve a música. Esta prática cativou ouvintes por toda a Europa durante os seus concertos a solo, com orquestra e em ensemble. Esta metodologia foi desenvolvida durante o seu mestrado em música e investigação artística no Conservatório Real de Haia (Países Baixos) e no Conservatório Superior de Música de Vigo (Espanha), onde obteve a nota máxima na licenciatura.

É cofundador do The Wandering Bard e fundador de Leyriath Assemblage. Faz arranjos inovadores de música antiga para o ensemble, além de criar narrativas musicais que fundem factos históricos com um toque de fantasia. Ricardo é também co-diretor artístico do Ciclo de Música Medieval de Leiria (CMML) no Castelo de Leiria.

CRÉDITOS DO ÁLBUM

Composição & Guitarra Eléctrica: Ricardo Alves Pereira
Produção: Esin Yardimli Alves Pereira
Gravado em Estúdios CordaSonora
Mistura & Masterização: Esin Yardimli Alves Pereira
Fotografia & Design: Esin Yardimli Alves Pereira
© 2024 CordaSonora
com especial agradecimento a Esin Yardimli Alves Pereira

>> Saiba mais AQUI

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,354,039