"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Portugal e a FRESS presentes na Exposição Homo Faber em Veneza

A mais importante mostra de arte/manufatura/artífices/preservação das técnicas tradicionais da atualidade.

A Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva (FRESS) encontra-se em plena laboração, voltada para o futuro e para a transmissão geracional do saber-fazer das Artes da manufatura erudita aplicada às Artes Decorativas, saberes que remontam aos séculos XVII e XVIII, mas com aplicação também ao design contemporâneo e às sociedades do mundo atual.

Aliada às prestigiadas Fundação Michelangelo e Fondazione Cologni, a FRESS está presentemente representada na importante exposição Homo Faber em Veneza, patente de 1 a 30 de setembro.

Uma celebração das artes e da criatividade humana. Situada na idílica Fondazione Giorgio Cini, a mostra bienal transforma espaços históricos em galerias vivas, onde o talento, a habilidade e a paixão dos artesãos são postos em evidência. Com curadorias que exploram desde técnicas ancestrais até inovações contemporâneas, Homo Faber é mais do que uma exibição, constituindo-se numa jornada sensorial e educativa que reforça a importância da transmissão de conhecimento artesanal através das gerações, mantendo viva a chama do 'saber-fazer' numa era dominada pela produção em massa.

A magnífica peça que representa a FRESS em Veneza, intitulada DecoCode, foi desenvolvida pelo jovem estagiário de Talha, Manuel Abranches Pinto, liderado pela coordenadora Mestre entalhadora Andreia Almeida:

Trata-se de uma mesa de xadrez, com as respetivas peças, num complexo projeto artístico totalmente manufaturado que congrega várias artes oficinais como talha, embutidos, passamanaria e metais e tem merecido os maiores elogios em Veneza.
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,354,758