"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Desejo: Um Convite à Liberdade Sexual das Mulheres

O que desejas quando ninguém está a ver? Com quem fantasias quando as luzes estão apagadas? 

Quando pensas em sexo, o que queres, realmente? De certa forma, foi a tudo isto que responderam milhares de mulheres anónimas de todo o mundo, quando Gillian Anderson as convidou a revelarem as suas fantasias sexuais mais íntimas – e a própria inclui a sua carta anónima.

O livro desejo reúne confissões extraordinárias que falam de desejo, medo, intimidade, vergonha, satisfação e, finalmente, de libertação. Desde sonhar com alguém fora do nosso alcance a imaginar cenas com múltiplos parceiros; do sexo gentil e terno ao apaixonado e brincalhão; de mulheres que nunca tiveram sexo às que tiveram mais do que se conseguem lembrar, estas fantasias oferecem uma janela única para a parte mais secreta da mente feminina.

Ao reunir estas vozes, Gillian Anderson explora temas como feminilidade, maternidade, infidelidade, consentimento, amor, ódio, prazer ou dor. Apesar de a sociedade ainda evitar falar abertamente sobre sexo, este livro desafia esse tabu e traz à luz o que as mulheres realmente sentem quando têm a liberdade de serem elas próprias, sem amarras.

Um Convite ao Mundo: «Querida Gillian»

O projeto começou com um convite simples: «Querida Gillian» instigou mulheres de todo o mundo a partilharem as suas fantasias, pensamentos e sentimentos, que tantas vezes guardam em segredo. Para o facilitar, os editores de Gillian Anderson criaram um portal através do qual as “cartas” podiam ser enviadas anonimamente, e a resposta foi muito superior à esperada, com milhares de partilhas vindas dos quatro cantos do mundo e de pessoas com os mais variados credos, idades, orientações sexuais, poder de compra – informações que se revelam no final de cada carta, e que ajudam a demonstrar que o sexo depende muito pouco das origens e condições de cada pessoa. Em livro acabaram, por ser reunidas 174 cartas das muitas recebidas, com a seleção a ser efetuada pela própria Gillian Anderson.

Libertação Sexual e Identidade Feminina

Vivemos numa sociedade que frequentemente limita as mulheres a papéis específicos – a parceira sexual sedutora, a mãe carinhosa, a mulher de carreira inteligente… No entanto, as fantasias agora reunidas em Desejo mostram que nenhuma mulher tem uma identidade única. Este livro é uma plataforma para as vozes das mulheres, permitindo-lhes partilharem-nas em anonimato, mas também serem vistas e ouvidas, com o objetivo de eliminar o tabu das fantasias e trazer à tona a emoção, a diversão e a apreciação de tudo o que os nossos corpos podem fazer.

Uma Nova Conversa sobre o Poder Sexual

Para Gillian Anderson, este projeto foi muito mais do que uma compilação de histórias – foi uma torrente de paixão e honestidade de todo o mundo. A sua esperança é que o livro Desejo inicie uma nova conversa sobre o poder sexual, particularmente para as mulheres. A libertação sexual deve significar a liberdade de desfrutarem do sexo nos seus termos, de expressarem o que realmente querem, não o que são pressionadas a quererem.

Desejo é um convite para que todas as mulheres tenham o poder de dizer – e obter – o que realmente querem.
«O mais poderoso em todas as fantasias sexuais intencionais é o facto de cada pessoa ser a autora das suas próprias histórias. Temos poder e controlamos a ação. Podemos escolher fazer o que quisermos, com quem quisermos, com quantas pessoas quisermos, quando quisermos – sem medo, julgamento social ou consequências.»
Gillian Anderson

SOBRE O LIVRO
desejo
O que desejas quando ninguém está a ver? O que desejas quando as luzes se apagam? O que desejas quando pensas em sexo e ninguém sabe quem és? Quando falamos de sexo, falamos de sensualidade e maternidade, infidelidade e exploração, consentimento e respeito, amor e ódio, prazer e dor. No entanto, por várias razões, são muitas as mulheres que não se sentem bem em falar abertamente sobre a sua relação com o amor e o sexo. Gillian Anderson procurou mudar essa realidade, desafiando mulheres de todo o mundo a partilharem os seus desejos e as suas fantasias sexuais mais ousadas, de forma totalmente anónima. O resultado é este livro único, que junta centenas de cartas (incluindo a da própria autora), revelando os sentimentos mais profundos e íntimos, desde a vontade de ter prazer com alguém proibido a imaginar cenas com múltiplos parceiros, de experienciar um amor terno e brincalhão a um amor mais aventureiro e sem limites. Desejo é uma obra que marca uma geração e abre uma janela para o recanto mais secreto da mente feminina. Uma forma de expressão da mais pura liberdade da mulher, sem pudores nem receios.

Ver primeiras páginas 

Título: desejo
Autor: Gillian Anderson
Tradução: Ana Rooney-Magalhães I Ana Rita Meireles I Carla Santos Vieira I Marta Albuquerque
PVP: 21,10€
Páginas: 396 

SOBRE A AUTORA

Gillian Anderson
Multipremiada atriz de cinema, televisão e teatro, ficou mundialmente famosa com os papéis da agente Scully, em Ficheiros Secretos, e, mais recentemente, da terapeuta sexual Dr. Jean Milburn, na galardoada série da Netfix Sex Eucation. Entre outras distinções, recebeu dois Primetime Emmy Awards, dois Golden Globe Awards, três Screen Actors Guild Awards e um Evening Standard Theatre Award. Para além do trabalho enquanto atriz, Gillian é uma ativista mundialmente reconhecida, dedicando-se à angariação de fundos em prol de diversas causas que defende. Em 2023, fundou a marca de bebidas G-Spot, através da qual encoraja as mulheres a abraçarem o seu poder único. Em 2016, recebeu a nomeação honorária da Ordem do Império Britânico, por serviços em prol do teatro. Vive em Londres com os seus três filhos.
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
101,532,379