Publicações
"Visitar Amigos"
O reconhecido talento de Luísa Costa Gomes para o conto fica uma vez mais demonstrado neste seu novo livro, onde, tal como nos anteriores, estão reunidas 13 pequenas histórias.
Uns mais vincadamente e acidamente humorísticos, outros de carácter sobretudo perplexo, terão como pano de fundo sempre o tempo e a História, e a acção que por acaso ou por necessidade vamos tendo nela.
«O percurso destes contos, como assinala Eduardo Lourenço no prefácio, faz-se de trivialidade para a vertigem, em ficções insólitas e povoadas de incertezas. Nos contos de Luísa Costa Gomes a definição canónica do conto é violentada.»
«O notável regresso de Luísa Costa Gomes à ficção breve reforça a convicção de que se trata de uma das melhores contistas portuguesas contemporâneas, se não a melhor.»
Luísa Costa Gomes nasceu em Lisboa, em 1954.
Licenciou-se em Filosofia, foi professora do Ensino Secundário e dirigiu a FICÇÕES (revista de contos).
É autora de romances, contos, crónicas e peças de teatro, entre as quais Nunca Nada de Ninguém, o libreto da ópera Corvo Branco, O Último a Rir, Actor Imperfeito, etc.
O seu primeiro romance, O Pequeno Mundo, ganhou o Prémio D. Diniz da Casa de Mateus e Olhos Verdes, o Prémio Máxima de Literatura.
A obra Contos Outra Vez ganhou o Grande Prémio de Conto da Associação Portuguesa de Escritores.
Publicou ainda, na Dom Quixote, os livros infantis A Galinha Que Cantava Ópera (2005), com ilustrações de Pierre Pratt, e Trava-Línguas (2006), com ilustrações de Jorge Nesbitt, A Pirata (2006), romance sobre a aventurosa vida da pirata Mary Read, e o livro Setembro e Outros Contos (2007).
O seu romance Ilusão (ou o que quiserem) (2009) recebeu, em 2010, o Prémio Literário Fernando Namora/Estoril Sol, «pela inovação e ágil registo estilístico», como referiu em acta o júri, e o Prémio de Ficção do PEN Clube, ex aequo com Dulce Maria Cardoso. Cláudio e Constantino (2014) venceu o Grande Prémio de Literatura dst e Florinhas de Soror Nada, a Vida de Uma Não-Santa (2018), o Prémio de Novela e Romance Urbano Tavares Rodrigues. Afastar-se (Treze Contos sobre Água) (2021) foi distinguido com o Prémio Literário Casino da Póvoa/Correntes d’Escritas 2022.
Literatura Lusófona
232 páginas
18,80 Euros
ISBN: 978-972-20-8364-5
1.ª Edição: Setembro 2024
Leya | Dom Quixote