"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "ARRABALDE"

Em parceria com o Cinema Fernando Lopes, oferecemos convites duplos para a a antestreia do filme "ARRABALDE", de Frederico Serpa – esta sexta-feira, dia 20 de setembro, às 21h30.

Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Sessão: 20 de setembro, às 21h30 no Cinema Fernando Lopes (Lisboa)

“ARRABALDE” / 2022 / Aguarda Classificação / Drama / 76 MIN.

Um filme provocador e deliberadamente imperfeito, “ARRABALDE” acompanha dois amigos que não conseguem encontrar o seu lugar na cidade de Lisboa e que recusam deixar de ser crianças. Numa noite, depois de um passeio de mota pelos arrabaldes da cidade, são surpreendidos por uma situação peculiar que irá pôr à prova os seus limites morais. 

O não-lugar, o sentimento de pertença, a melancolia, a justiça e a desigualdade, as questões de género, a crise habitacional e a incapacidade de seguir protocolos pré-impostos pela sociedade são temas de conversa entre estes dois amigos e servem de ponte entre as suas narrativas, tendo sempre a cidade de Lisboa, e os seus arrabaldes, como cenário de fundo.

“Substituir a sobrevivência pela vida”
FILME-MANIFESTO “ARRABALDE”, DE FREDERICO SERPA
ESTREIA NO CINEMA A 26 DE SETEMBRO
 

NAS PALAVRAS DE FREDERICO SERPA
Pretende ser um gesto de observação do mundo à volta, do mundo que conheço e utiliza vários formatos de filmagem (handycam, 4k e película de 16mm); diversos estilos narrativos (Roadmovie, Thriller, Cinema de autor) e um conjunto organizado de ligações para providenciar ao espectador uma experiência sincera e abrangente. Por vezes é difícil explicar o filme, a verdade é que as ideias e conceitos sobre os quais se debruça estão bem presentes na obra. 

É sobre a vida em cidade e as voltas que temos de dar para acomodar o que acontece nesta violenta civilização. É sobre o não-lugar onde se inscreve quem evita ou é incapaz de seguir os protocolos e regras da cidade. Utiliza Lisboa como pano de fundo mas os problemas demonstrados podem ser transportados para qualquer cidade Ocidental.

Realização e Argumento: Frederico Serpa
Direção de Fotografia: Hugo Botelho
Produtor: Bernardo Lopes
Produção: Omaja, Abalda
Distribuição: Cinetoscópio
Elenco: Frederico Serpa, Martim Guerreiro, Luis Miguel Cintra, Valerie Bradell, Manuel João Vieira, Manuela Couto, Cândido Ferreira, António Mortágua, Joana Cotrim, Gonçalo Botelho, Francisco Soares, Jack Ilco, Moisés, Spencer, Daniel Pizamiglio, Damião Vieira, Guima RA, Márcia Branco, Sara Leite, Mário Abel, Sofia Marques Ferreira, Francis Seleck, Ana Valentim, Pedro Lacerda, Alexandra Freudenthal, Hugo Olim, Rita Morais, Rita Calheiro

 

 


:: PASSATEMPO ENCERRADO ::
... e os VENCEDORES são:
Acácio Rebelo
Diana Gomes Ferreira
Gonçalo Nunes Moreira
João Fernandes de Carvalho
Maria de Fátima Fernandes Domingos
Mercedes Portero
Patricia de Carvalho Pinho
Renata Sofia Beatriz Rosa Diogo
Vanda Filipa Margarido Martins
Vitor Pimenta

Parabéns aos vencedores e votos de bom filme!
O nosso agradecimento a todos os participantes.

Agenda
Desporto

Norte Surf Fest

Praia Internacional do Porto e praia de Matosinhos 27 Set a 29 Set 2024

Ver mais eventos
Visitas
96,855,283