Notícias
FARO - CAPITAL NACIONAL DA CULTURA
Conheça a programação de Novembro de Faro - Capital Nacional da Cultura 2005
Não se podia começar melhor! Duas encenações do conceituado encenador PETER BROOK, nos primeiros dois dias do mês. A Morte de Krishna às 18h00 e O Grande Inquisidor às 21h30, no Centro Cultural de Lagos.
Já na capital algarvia, poderemos ver o Teatro da Cornucópia que, pela primeira vez se desloca ao Algarve, com a peça Esopaida, que promete encantar com as aventuras de Esopo, numa das primeiras óperas para bonifrates de António José da Silva (O Judeu). Este espectáculo - que será apresentado no Teatro Municipal de 25 a 27 do presente mês - insere-se no Ciclo Comemorativo dos 300 anos do nascimento de António José da Silva, sobre o qual será feito um Simpósio nos dias 28 e 29 na Biblioteca Central da Universidade do Algarve.
Ainda com Teatro terminaremos o mês com uma co-produção da ACTA - Companhia de Teatro do Algarve, Companhia de Teatro de Almada, Teatro Lethes, Câmara Municipal de Faro e FCNC 2005: uma encenação de Joaquim Benite: Othello. De 26 de Novembro a 11 de Dezembro, assistiremos ao fim trágico de um enlace amoroso; de como um marido se torna o assassino da sua esposa. No Teatro Lethes, em Faro.
No Auditório Municipal de Lagoa - e já no próximo dia 5 às 21h30 - Cláudia Nóvoa apresenta "Solidão aos Molhos, Solidão Fria, Nuvens de Solidão, Solidão com Todos". Carlos Prado, Cláudia Nóvoa, Francisco Rousseau, Romeu Runa e Sandra Rosado apresentam-nos diferentes maneiras de lidar com a solidão. Para ver acompanhado, a Dança que por aqui se apresenta.
No dia 12 de Novembro, no Centro Cultural de Lagos, poderemos viajar entre a velha Berlim e o Novo Mundo, num Recital de Canto e Piano, o IM CABARET. Na voz, Joana Manuel; ao piano Ana Jacobetty prometem deliciar Lagos, apresentando um programa que contempla nomes como Herbert, Farwell, Sherwin, Britten, Weill, Schönberg, Poulenc e outros.
Seis dias depois - no dia 18 - é apresentado TRIÁLOGOS, um concerto comentado por Vasco Mendonça, o autor das obras apresentadas. Um Piano, um Violino, uma Soprano e uma Mezzo-Soprano serão os intervinientes deste particular concerto apresentado no Centro Cultural de Lagos.
Dentro das propostas de Música, temos ainda um Recital de Cravo por Cremilde Rosado Fernandes, uma das cravistas com maior carreira no nosso país. Neste recital serão apresentadas obras do repertório ibérico para tecla dos Sécs. XVII e XVIII. Em Faro, no Grande Auditório de Gambelas, no dia 23 às 22h00.
Neste mês serão inauguradas duas Exposições: As Origens do Promontório Sacro na Fortaleza de Sagres, na qual se faz o balanço da investigação científica sobre a ocupação humana na pré-história, no concelho da Vila do Bispo. Uma Exposição em Estreia, a partir do dia 30.
A Arte da Madeira; Saber e Tradição Milenar apresenta objectos de arte em madeira e organizados tematicamente numa exposição cenográfica que pretende mostrar os materiais, as técnicas, os estilos artísticos, os usos e costumes e as continuidades desde o Séc. XI até aos nossos dias. No Museu Municipal de Silves, a partir do dia 20.
O Cinema começa logo em Festa, a 6ª Festa do Cinema Francês, onde nos chegarão os mais recentes filmes de vários realizadores que marcam admiravelmente a nova cinematografia francesa. De 1 a 3 no Teatro Municipal de Faro.
Para os alunos entre os 7 e os 12 anos preparámos uma oficina intitulada "Como se faz um filme?", oficina imaginada por Henrique Espírito Santo, um dos mais antigos e importantes produtores do cinema português. Aprender-se-á como se faz cinema e quais as profissões envolvidas na produção de um filme. De 7 a 10, no Auditório Municipal de Albufeira. Sessões às 9h00/11h00/14h00 e 16h00.
O Maestro António Victorino d´Almeida será o segundo compositor escolhido na Série Música para Cinema. Depois de Bernardo Sassetti, apresentamos agora António Victorino d´Almeida em concerto, onde assistiremos a uma compilação das suas bandas sonoras interpretadas e apresentadas pelo próprio no dia 28 às 21h30 no Teatro Municipal de Faro. Será igualmente apresentado o Ciclo de Cinema com os filmes portugueses para os quais o Maestro compôs a respectiva banda sonora. De 30 de Novembro a 3 de Dezembro, nos SBC/Forum Algarve, Cinemas de Portimão e no Teatro Municipal de Faro.
O Ciclo de Conferências sobre Escritores do Algarve continua. Assim, nomes como o de Emiliano da Costa, Manuel Teixeira Gomes, Casimiro de Brito, Álvaro de Campos e António Aleixo serão debatidos na Universidade do Algarve. Durante todo o mês e até Dezembro.
No dia 21, será feito o lançamento do Audio-Livro "Poemas de Gastão Cruz ditos por Luís Miguel Cintra", com a presença de ambos. No Club Farense, no dia 21 às 21h30. São as propostas de Literatura.
Novembro é também um mês de Encontros. A ASMAL - Associação de Saúde Mental do Algarve propõe-nos um encontro intitulado Sáude Mental, Arte e Cultura no dia 11 a partir das 9h00 no Grande Auditório do Campus de Gambelas. O Seminário integra-se nas Comemorações do Dia Mundial da Saúde Mental e conta com a presença do Prof. Dr. Eduardo Sá (Psicólogo Clínico, Psicanalista e Prof. do Depto. de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e do ISPA), Prof. Dr. Santinho Martins (Presidente da Associação de Sexologia Clínica), Dra. Isabel Valente (Neurologista no Hospital Distrital de Faro), Dr. Luís Gamito (Psiquiatra e Presidente do Cons. de Administração do Hospital Júlio de Matos, Prof. Drª Emília Marques (Profª , Prof. Drª Conceição Taborda e Luís Vicente (Director Artístico da ACTA, Actor, Produtor e Encenador).
No dia seguinte - dia 12 - em São Brás de Alportel acontece o Forum sobre Alimentação Mediterrânica, que debaterá temas como a Perspectivas da Alimentação Mediterrânica, "Pão, Vinho e Azeite", a mítica trilogia da Alimentação Mediterrânica, bem como momentos de gastronomia mediterrânica.
A ARCA - Associação Recreativa e Cultural do Algarve - oferece-nos uma viagem do Mediterrâneo através de contos: contos em português (com Jorge Serafim no dia 17), hispano-português (com Pepe Maestro no dia 18) e arábico-hispano-português (com Mustafá Bahja de Marrocos no dia 19). Sempre no CAPa, Centro de Artes Performativas do Algarve. É o Festival "Contos do Mediterrâneo".
O Ciclo de Palestras O MAR - do Centro de Ciência Viva do Algarve continua em vários pontos do Algarve: Portimão, Tavira, Lagos, Faro e Albufeira.