"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

"El Abrazo" de Juan Genovés abre a 8.ª edição da Mostra Espanha

A obra vai estar no Museu de Arte Contemporânea do Centro Cultural de Belém até 24 de novembro.

Ministra da Cultura, Dalila Rodrigues, e o ministro da Cultura Espanhol, Ernest Urtasun. Foto de Leonardo Negrão

Com El Abrazo (1976), o artista espanhol Juan Genovés pretende passar uma mensagem de esperança e triunfo da democracia.

Esta sexta-feira, a obra, que pertence à coleção do Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia, abre a  8.ª edição da Mostra Espanha. O trabalho de Juan Genovés vai estar patente no até 24 de novembro no  Museu de Arte Contemporânea MAC/CCB, em Lisboa. Na obra é possível ver várias figuras de costas a abraçarem-se.

“A obra convidada obriga-nos a um abraço fraterno, ao abraço que corresponde ao espírito desta programação conjunta Portugal-Espanha”, mencionou Dalia Rodrigues.

A Mostra Espanha é um evento bienal e uma iniciativa do Ministério de Cultura de Espanha em parceria com a Acción Cultural Española, o Instituto Cervantes e a Embaixada de Espanha em Lisboa. Este evento pretende divulgar a cultura espanhola em Portugal. Este ano, o tema é uma celebração dos 50 anos de democracia. 

“Mostra Espanha é uma celebração do direito cultural, da conversa pública e da democracia. Tudo o que está no núcleo do valioso vínculo entre Espanha e Portugal. Um vínculo que transcende o tempo e sempre nos fez melhores aos dois países”, disse Carlos Urroz, representante do Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia, durante a cerimónia de inauguração.

Já o ministro da Cultura de Espanha descreveu a Mostra Espanha como “uma celebração do direito cultural, da conversa pública e da democracia. Tudo o que está no núcleo do valioso vínculo entre Espanha e Portugal”, acrescentando que este evento tem um significado especial, devido à “sua relação com os processos democráticos dos dois países”.

A programação da Mostra Espanha conta com várias atividades como exposições, sessões de cinema, encontros de artistas e concertos, que decorrem entre setembro e novembro, em várias localidades portuguesas: Évora, Braga, Lisboa e Porto. O ministro da Cultura de Espanha destacou a exposição que  irá ser inaugurada no dia  9 de outubro e ficará  no Arquivo Nacional da Torre do Tombo até 24 de novembro. Nesta exposição vão estar 60 documentos sobre os 50 anos de Democracia em Espanha e Portugal.

Como o quadro de Juan Genovés, no dia 2 outubro, a obra  Retrato de Grupo de Almada Negreiros vai estar patente no Museu Reina Sofia, em Madrid. Uma figura descrita pela ministra da Cultura de Portugal como "central do modernismo português". 


por Mariana de Melo Gonçalves in Diário de Notícias | 12 de setembro de 2024
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Diário de Notícias
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
96,520,374