Publicações
Obra desafiante sobre língua publicada em Portugal
Selecionado para diversas listas e prémios, publicado em vários países, incluindo em Portugal, em coedição com a UNESCO, em homenagem à Década Internacional das Línguas Indígenas (2022-2032) e internacionalmente aclamado, O Que Nos Torna Humanos é uma obra poética e instigante sobre a forma como a comunicação molda a nossa existência, e um louvor apaixonado às línguas ameaçadas de extinção.
O texto interpelativo do linguista brasileiro Victor D. O. Santos e as belíssimas ilustrações da artista italiana Anna Forlati vão desvendando um enigma no centro do qual está a linguagem humana. Inteligente, provocador e emotivo, este é um livro que apela a crianças e adultos, e nos faz refletir sobre a nossa própria essência.
O Que Nos Torna Humanos (ed. Fábula), de Victor D.O. Santos (texto) e Anna Forltati (ilustrações). Nas livrarias a 23 de setembro. Excerto para leitura aqui.
«O Que Nos Torna Humanos faz o que os melhores livros fazem. Une, celebrando as nossas diferenças e semelhanças, enquanto envolve o leitor com belas ilustrações e um texto que desafia e recompensa.» Sydney Smith, autor multipremiado
SINOPSE
Eu existo há muito tempo. Há mais tempo do que os brinquedos, os cães ou qualquer pessoa que conheças.
Este álbum, que recebeu várias distinções e já foi traduzido para mais de 20 línguas, é um testemunho artístico de algo que está na base da nossa humanidade, diversa e partilhada. E que leva os leitores a apreciá-la, respeitá-la e protegê-la para o benefício das gerações futuras.
O AUTOR
Victor D. O. Santos nasceu no Brasil, onde viveu até aos 25 anos. Viveu na Alemanha e Países Baixos durante alguns anos, depois mudou-se para os EUA onde fez o doutoramento em Linguística. Desenvolve o seu trabalho como e autor premiado de livros ilustrados. O Que Nos Torna Humanos foi selecionado para o dPICTUS Unpublished Picture Book Showcase 4 de 2022, para o prestigiado catálogo White Ravens 2023 e para uma exposição especial na Feira do Livro Infantil de Bolonha de 2023. A UNESCO decidiu torná-lo livro oficial da Década Internacional das Línguas Indígenas (2022-2032). Direitos vendidos em mais de 18 idiomas, sendo muitas das edições em coedição com a UNESCO.
A ILUSTRADORA
Anna Forlati é ilustradora e professora de Ilustração na Ars In Fabula em Macerata (Itália). Ilustrou mais de 35 livros e participou em vários festivais de ilustração, incluindo a Feira do Livro Infantil de Bolonha, Book Expo America, Ilustrarte e Festival do Livro de Sharjia. Anna gosta de utilizar técnicas tradicionais e digitais no seu trabalho e tem o fascínio por línguas, tendo estudado Grego Antigo e Latim.