"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Programação do Teatro Viriato reflete 25 anos de vida

Leque de propostas que passarão pelo espaço da instituição viseense até dezembro “irá refletir, directa ou indiretamente, o seu legado, ao mesmo tempo que lança pontes para o futuro”.

Inês Barahona e Miguel Fragata, da companhia de teatro Formiga Atómica. Foto de Tiago Bernardo Lopes

O percurso dos 25 anos de vida do Teatro Viriato, em Viseu, estará refletido na programação até dezembro, que abraça projetos cúmplices e inclui espetáculos internacionais de data única em Portugal, num total de 32 atividades.

"O Teatro Viriato já foi palco de uma incrível diversidade de artistas e projetos. De setembro a dezembro, a nova programação irá refletir, direta ou indiretamente, o seu legado, ao mesmo tempo que lança pontes para o futuro", refere a estrutura cultural.

Segundo o Teatro Viriato, três projetos culturais com os quais tem cumplicidade comemoram o décimo aniversário no âmbito da programação, como é o caso de A Voz do Rock, da associação Gira Sol Azul, que promete "um concerto memorável com convidadas especiais do rock português e com o seu elenco composto por avós maiores de 65 anos".

"A 4 de outubro, o grupo regressa ao palco do Teatro Viriato com um concerto especial que conta com convidadas de luxo do rock português: Beatriz Rodrigues, Katari e Xana", revela-se ainda.

Dez anos após a estreia no palco do Viriato, Filipa Francisco convida novamente para A Viagem, uma remontagem que explora as tradições e a modernidade através da dança, com bailarinos de dança contemporânea e elementos do Rancho Folclórico de Torredeita (25 e 26 de outubro).

Também a companhia Formiga Atómica celebrará dez anos ocupando o Teatro Viriato com espetáculos "que prometem fazer refletir sobre alterações climáticas, a crise de refugiados, a adolescência, a morte e o futuro".

Entre os dias 29 de outubro e 9 de novembro, serão apresentados cinco espetáculos: O Estado do Mundo (Quando Acordas), Montanha Russa, A Caminhada dos Elefantes, Do Bosque para o Mundo e Má Educação.

Até ao final do ano, o Teatro Viriato acolherá ainda dois espetáculos com passagem única por Portugal, de artistas internacionais de renome.

Um deles será, a 29 e 30 de novembro, Hakanaï, espetáculo de Adrien M & Claire B (França) no qual "o público tem a possibilidade de, primeiro, assistir à interpretação da bailarina que interage com uma instalação onde são projetadas imagens em movimento e, em segundo, após o término da apresentação, passear dentro da própria instalação".

No dia 13 de dezembro, o coreógrafo Kader Attou e a sua companhia Accrorap (França) regressam ao Teatro Viriato com o espetáculo Prelude.

A programação conta ainda, a 20 de dezembro, com "a estreia de um projeto que mapeia o território viseense nas décadas de 1960, 1970 e 1980 e dá voz a pessoas que de forma participativa têm algo a acrescentar à história do teatro e da cidade". Rui Macário e José Fernandes estreiam o projeto Rádio Pirata: O Edifício-Cidade, que "pretende recuperar o espírito das rádios pirata, que nas décadas de 1960, 1970 e 1980 proliferavam no panorama da cidade".

Até ao final do ano, estarão também em Viseu artistas como a fadista Carminho e o músico Kevin Morby.

A programação integra ainda parceiros como o Cine Clube de Viseu, com propostas pensadas conjuntamente para o Vistacurta — Festival de Curtas de Viseu, e o Teatro Nacional São João (TNSJ), que com o espetáculo Suécia, com texto de Pedro Mexia e encenação de Nuno Cardoso (diretor artístico do TNSJ), abrirá a temporada do Teatro Viriato.

Suécia será apresentado a 13 e 14 de setembro e "discute ideias de futuro, o fim das ilusões e das boas intenções, diluindo as fronteiras entre o público e o privado".

Durante toda a temporada, o foyer do Teatro Viriato acolherá a exposição de fotografia Memórias, com fotografias da autoria de José Alfredo. Trata-se de "uma exposição que olha para trás, num exercício de retrospetiva, e recupera os momentos que ao longo da história têm tido impacto nas comunidades que habitam, contribuem e desafiam o Teatro Viriato".

Reaberto desde 29 de janeiro de 1999, o Teatro Viriato é uma estrutura cultural de programação e produção de artes performativas, gerida pelo Centro de Artes do Espetáculo de Viseu.


Fonte: LUSA | 09 de setembro de 2024

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
101,536,088