Publicações
Sexualidade e Erotismo na Bíblia Sagrada
E se a Bíblia fosse, afinal e também, um repositório de alguns textos deliciosamente eróticos e de louvor do desejo e de uma sexualidade plena?
Depois de nos ter levado a celebrar, sem preconceitos, o corpo, o erotismo e a sexualidade nas antologias Poemas Eróticos dos Cancioneiros Medievais Galego-Portugueses, Poemas Eróticos da Antiguidade Clássicae Poemas Eróticos Sobre Frades, Freiras e Padres nos Clássicos da Literatura Portuguesa, o professor e investigador Victor Correia, faz-nos agora um novo convite: redescobrir textos da Bíblia, camuflados pela Igreja duramente séculos, que nos oferecem uma curiosa perspectiva de como o sexo, o prazer e o erotismo são descritos nas sagradas escrituras. Uma edição Guerra e Paz que louva o desejo sem tabus, Sexualidade e Erotismo na Bíblia Sagrada chega à rede livreira nacional no próximo dia 27 de Agosto, estando, desde já, disponível, em pré-venda, na loja online da editora.
Ao contrário do que se possa pensar, a Bíblia é tudo menos assexuada, apresentando o sexo como um dom de Deus, uma bênção. Comprometido em revelá-lo ao grande público, o professor e investigador Victor Correia, doutorado em Filosofia Política e Jurídica pela Universidade de Sorbonne, em Paris, abre-nos as portas dessas «escandalosas» histórias sexuais, vividas por patriarcas, profetas, reis de Israel, sacerdotes e outras grandes personagens da Bíblia, no livro Sexualidade e Erotismo na Bíblia Sagrada.
Depois de séculos a serem camuflados pela Igreja, estes textos bíblicos, que poderão gerar incompreensão, surpresa e polémica, constituem a matéria do livro que agora se apresenta, dando a conhecer aos leitores admiráveis contradições, e mesmo subversões, do desejo e da sexualidade. «[...] existem cerca de trinta e cinco histórias com temas sexuais apenas no livro de Génesis. Ao longo da Bíblia há muitas outras histórias sobre sexo, e algumas delas muito polémicas: a mentira de Abraão ao Faraó do Egipto, sobre a sua mulher, dizendo que era sua irmã, deixando-a no harém do Faraó (Gn.20,2); o adultério do rei David (2 Sm. 11.1-5); os homens de Sodoma, “tanto os moços como os velhos”, cercaram a casa de Ló, para terem relações sexuais com os dois anjos nela hospedados (Gn. 19.1-11); pouco depois da destruição de Sodoma e Gomorra, as duas filhas de Ló embriagaram-no e tiveram relações sexuais com o próprio pai (Gn. 19.30-38)».
Indispensável para uma nova interpretação da Bíblia, «que surpreenderá muita gente, habituada às celebrações dos templos», Sexualidade e Erotismo na Bíblia Sagrada, chega à rede livreira nacional no próximo dia 27 de Agosto, numa edição com a chancela da Guerra e Paz Editores que inclui prefácio e notas do organizador.
Sexualidade e Erotismo na Bíblia Sagrada
Organização, prefácio e notas: Victor Correia
Não-Ficção / História
240 páginas · 15x23 · 17 €
Nas livrarias a 27 de Agosto de 2024
Guerra e Paz, Editores